Imprimir

Imprimir Notícia

07/05/2020 às 08:30 | Atualizada: 14/05/2020 às 11:15

Movimento cacerense realiza sarau online com artistas da cidade

Maria Clara Cabral

Conhecido em Cáceres pelos saraus que agitam a cidade, o Movimento Figueira Cultural dá continuidade às atividades virtualmente, movimentando a cena autoral mesmo em tempos de pandemia. Agora, com o “Figueira em Casa”, o desafio é adaptar o formato do evento para as redes sociais.

A primeira experiência será um festival de lives, que começa nesta quinta-feira (7) e seguem até sábado (9), com shows musicais acústicos de artistas locais. As transmissões ocorrem nos perfis das atrações, das 17h às 20h. Para manter o caráter multicultural dos eventos, a página do Instagram do MFC também irá publicar poesias.

Se apresentam 11 atrações, entre músicos e bandas da cidade, como J
heine Lima e Rauni Vilas Boas, integrante da banda O Mormaço Severino, percussores do movimento. 

“É a primeira vez que o nosso sarau será online. As vezes a gente faz transmissões, mas é um minutinho ou outro. A ideia agora é também trazer o público não só para nossos eventos e ações, mas para dentro da nossa página”, conta o estudante Matheus Ibane, que integra o MFC há pouco mais de um ano.

Há seis anos atrás, o
Movimento Figueira Cultural começou com universitários, artistas e até professores que se reuniam embaixo da figueira do bloco de História da Universidade de Mato Grosso (Unemat). Atualmente, com cerca de 14 pessoas compondo voluntariamente a organização dos eventos culturais, sempre gratuitos, o movimento se consolidou de forma independente.

Com microfone aberto para diversas linguagens artísticas, espaço para exposições de artes e venda de artesanato, os saraus já chegaram a reunir mais de 200 pessoas em espaços como a Sematur, conta Matheus, que só conheceu o formato sarau através do MFC.


Movimento Figueira Cultural. Foto: Eliel Lima

Para adaptar o movimento à internet, mantendo a rede de afetos e, ao mesmo tempo, expandindo o alcance das ações, ele diz que a ideia é passar a “revelar” mais as “cabeças” que se dedicam a pensar as novas ações do projeto coletivo.

“Uma coisa que a gente está fazendo agora é colocar mais a nossa cara, porque aqui em Cáceres todo mundo conhece todo mundo”, explica o estudante. Por isso, a ideia é conectar os organizadores do evento pela página do Instagram do MFC para um bate-papo com os artistas antes das apresentações.

Matheus revela que a dinâmica do evento foi inspirada no Ixpia o Festival, que reuniu mais de 70 artistas mato-grossenses em dez dias de lives. Segundo ele, a experiência também ajudou a ampliar a percepção do grupo sobre importância de iniciativas voltadas a fortalecer artistas da terra.

“Além da logística, a forma como produziram as lives e organizaram as entrevistas, o Ixpia também nos apresentou uma galera que está próxima a nós. Foi o motivo da gente pensar o sarau dessa forma, dando visibilidade a uma galera da cidade que faz um tipo de música que a gente não ouvia em barzinho”, explica Matheus.

Pensando nisso, artistas como Karola Nunes, de Rondonopólis, e Henrique Maluf, de Cáceres, mas residente em Cuiabá, também foram convidados para o "Figueira em Casa".

“Temos artistas em Cáceres com trabalhos bem importantes e a verdade é que a gente consegue fazer muita coisa por causa dessa galera. Nós ajudamos os artistas e eles nos ajudam”, endossa Matheus.


Movimento Figueira Cultural. Foto: Divulgação

Confira a programação 
 
07/05 (Quinta-feira): Abertura

17h – Rauni Vilasboas @rauni_valentim
17h45 – Quase Do Blues, Mas Nem Por Isso 
18h30 – Monise Sky @monisesky.banda
19h15 – Henrique Maluf @henriquemaluf
 
08/05 (Sexta-feira): Noite das mulheres

17h – Jheine Lima @jheinels
17h45 – Karola Nunes @karola_nunes
18h30 – Luana Eras @luanaeras
19h15 – Ludmyla Miranda @ludmyla.594
 
09/05 (Sábado): Encerramento

17h – Wenceslau @wenceslau_ofc
18h – Mc Fernandes e Rinanders Shok 
18h45 – Miolo da América 
@miolodamericaoficial
 
 Imprimir