Imprimir

Imprimir Notícia

10/06/2022 às 08:27

Lançamento da 21ª edição da Maual acontece nesta sexta na UFMT

Entretê

Nesta sexta-feira (10), a partir das 19h acontece o lançamento presencial da 21ª edição da  Maual (Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina) do Cineclube Coxiponés, no saguão do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento, que será aberto ao público e de forma gratuita, conta com a Mostra Retrospectiva dos curtas-metragens mato-grossenses vencedores da última edição da Maual e com a abertura da Exposição Comemorativa dos 45 anos do Cineclube Coxiponés.
 
Na exposição de celebração dos 45 anos de “Resistência, Cineclubismo e Memória”, poderá ser conferido um conjunto de imagens e objetos que marcaram a história do Cineclube.

Neste ano a mostra acontecerá de 20 a 23 de outubro, no teatro da UFMT e, como nas edições anteriores, poderão participar da Mostra Competitiva da Maual 2022, realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2021 e 2022. Também podem participar curtas inscritos na edição anterior (2021) que não tenham sido selecionados/exibidos na mostra.  

Podem concorrer na Mostra Competitiva curtas de até 26 minutos de duração nas modalidades Universitária e Independente, subdividas nas categorias Documentário, Ficção e Experimental. Cada realizador poderá se inscrever em uma única modalidade (Universitária ou Independente) e participar do processo de seleção da Maual com até dois curtas.

O período de inscrições vai até 25 de julho. Uma comissão de seleção avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do edital (disponível no site https://ufmt.br/unidade/cineclube), à originalidade e criatividade das produções. Os selecionados para a Mostra Competitiva serão divulgados a partir de 19 de setembro.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 21ª Maual conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, do Projeto ComunicArte UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE) e da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). As atividades relacionadas à Maual integram a comemorações dos 45 anos do Cineclube Coxiponés.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir