Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2022 às 11:45

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário será neste sábado

Priscila Mendes

O próximo sábado (25) será de valorização das tradições das religiões afrobrasileiras, de respeito entre as religiões, de reverência aos ancestrais e de homenagem ao santo negro São Benedito. Será a 6ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, na região central de Cuiabá. O evento começa às 5h e segue com intensa programação até as 17h (confira a agenda completa mais abaixo).

O rito é uma forma de reivindicar o espaço de circulação afrodescendente de um ambiente construído por mãos escravizadas. O ato cultural conta com cânticos, louvores, hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro. “Considerando que os bens simbólicos perpetuam a experiência de gerações, os símbolos devem ser valorizados e estruturados por práticas sociais recorrentes”, comenta a disse a presidente da Comissão da Lavagem, Lindisey de Sá, que registra o processo de formalização do evento anual junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, ato cultural que consta do calendário oficial de Cuiabá desde 2018, não tem fins lucrativos e tem o objetivo de “promover a igualdade racial e cultural dizendo ‘não’ a todas as formas de racismo, violência, descriminação racial e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e dos povos de terreiros e religiosidade de matrizes africanas”, explica Lindisey.

“O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz, em que toda a comunidade, independentemente de religião, participe de forma harmoniosa e consiga realizar a troca de conhecimentos culturais”, completa a presidente da comissão organizadora.

A abertura será às 5h, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), localizado na rua 7 de setembro, nº 349, Centro Norte. Os participantes sairão às 7h, em uma caminhada para a lavagem das escadarias da igreja. A edição de 2021 reuniu cerca de 900 pessoas.

Após a caminhada, será servida uma feijoada na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil).

O evento é realizado por uma comissão, dentro do calendário da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e tem apoio dos conselhos municipais de Promoção da Igualdade Racial de Cuiabá e de Várzea Grande, da Assembleia Social e do Prêmio Jejé de Oyá, além das empresas Holambelo Floricultura, A Baianinha e Gugu Gourmet e Cia.

Confira a programação completa:
5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)
5h45 – Café da manhã
6h30 – Entrega das quartinhas (jarros com flores e água de cheiro)
7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)
8h – Concentração
9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”
12h – Encerramento
12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)
12h30 – Deslocamento para a AABB
13h – Feijoada de confraternização
17h – Encerramento do evento

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir