Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2022 às 15:50

ÁudioZap Povos da Terra lança nova temporada sobre eleições

Priscila Mendes

O projeto ÁudioZap Povos da Terra, desenvolvido por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Radialismo da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou nova temporada, disponível no Spotify.

A construção do material é resultado de parceria com a organização não-governamental Artigo 19 e a plataforma PerifaConnection para a promoção da democracia e também ampliação da acessibilidade para pessoas surdas e cegas.

O integrante do projeto e radialista Jenisson Bartniski explica que a temporada está ligada a campanhas para combater a desinformação e defender a democracia, por meio da campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia. O ÁudioZap nasceu como projeto de extensão, pela necessidade de orientar os povos indígenas sobre a prevenção contra a covid-19. 



“Somos o único projeto da região Centro-Oeste a integrar a campanha que conta com diversos coletivos do Brasil, como o Favela em Pauta (Rio de Janeiro), Rádio e TV Quilombo (Maranhão) e Coletiva Banzeira Feminista (Amazonas)”, contou 
Jenisson Bartniski sobre o projeto que já foi premiado no 1º Prêmio UnBcast de Podcasts Universitários. 

O ÁudioZap também ficou com o segundo lugar em Práticas Humanísticas no 10º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).

“Vale destacar que a ideia da criação do projeto ÁudioZap Povos da Terra surgiu da inquietação da Dra. Isabel Taukane, do povo Kurâ-Bakairi em 2020 (ela é a primeira indígena doutora pela UFMT), e que desde a segunda temporada contamos com a colaboração dos estudantes indígenas Emília Top'Tiro e Michael Esquer, que assumiram o papel da interação com os parentes”, relatou o radialista.

Participam também do projeto os estudantes Camila Rondon, Felipe Seraine, Luísa Gratão e a radialista Vivian Amorim.

3ª Temporada está voltada para eleições e pessoas com deficiência

As eleições 2022 são a temática principal desta temporada do ÁudioZap Povos da Terra. “A ideia da campanha é a realização de três produções conjuntas com temas guarda-chuva, a primeira produção foi “Eleições + Pessoas com deficiência, então, buscamos a inclusão de pessoas cegas, mantendo a produção do nosso podcast e a inclusão de pessoas surdas, fazendo a interpretação em Libras do conteúdo, contando com a colaboração da intérprete Rute Santana”, contextualiza Jenisson.

 
Com assessoria
 
 Imprimir