Imprimir

Imprimir Notícia

25/06/2022 às 14:01 | Atualizada: 27/06/2022 às 10:56

Veja fotos da Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da Reportagem Local - Priscila Mendes

Está sendo realizada, durante todo este sábado (25), a 6ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa senhora do Rosário e de São Benedito, na região central de Cuiabá.

O evento começou por volta das 5h e segue com intensa programação até as 17h. O ato conta com a realização de cânticos, louvores, hinos religiosos, toques de tambores, danças e água de cheiro.

A celebração é uma homenagem aos escravos que, antigamente, eram obrigados a lavar as escadarias da igreja, mas eram impedidos de se manifestar religiosamente.
 
O Entretê esteve presente na manifestação e conversou com a presidente da Comissão Organizadora da Lavagem, Lindisey Catarina de Sá. Ela conta que o objetivo do evento é fazer a união dos povos, independente da religiosidade de cada um.

Estão presentes no evento representantes de religiões de matrizes africanas, representantes da igreja católica e também produtores culturais de Cuiabá.

"A lavagem da escadaria do Rosário é um levante cultural. Não é mais um evento, é um acontecimento anual. Estamos na sexta edição. A ideia é justamente fazer a união dos povos, independente da sua religiosidade. O bispo está aqui, o padre, todo mundo. Aqui na lavagem todo mundo pode ser o que é, ninguém precisa vir disfarçado de nada", conta Lindisey.
 
Confira aqui uma matéria completa que o Entretê fez sobre a lavagem das escadarias.
 
 Imprimir