Imprimir

Imprimir Notícia

08/05/2020 às 10:50 | Atualizada: 08/05/2020 às 11:09

Netflix exibe primeira série brasileira com Libras

Entretê

“Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes”. Esta é a sinopse de Crisálida, a primeira série de ficção dramática bilíngue, em Libras e português, realizada no Brasil.

De autoria de Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Crisálida foi criada em 2014 e já recebeu diversos fundos e prêmios. Agora, os quatro episódios de 30 minutos estão disponíveis na Netflix.

​Ao retratar situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos, a série cruza narrativas e personagens evidenciando como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual. 

Realista e polêmica, ousa ao empregar uma linguagem bilíngue no conteúdo ficcional de entretenimento e promete modificar a tradicional percepção sobre os surdos, que segundo o IBGE (2010), somam cerca de 9,7 milhões no nosso país.

A primeira temporada está licenciada para a TV Cultura. A estreia foi no dia 26 de setembro de 2019 e teve uma excelente repercussão junto ao público e à imprensa. A segunda temporada, contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019, tem a produção prevista para meados de 2020.
 
Elenco  

Alexandre Bet da Rosa Cardoso, Angela Eiko Okumura, Chico Caprário, Cleiton César Ribeiro Antunes, Harry Adams, Joanna Bruna Tiepo, Leandro Batz, Marco Stroisch, Milena Moraes, Miriam Royer e Thiago Teles.

Ficha técnica
 
Gênero: ficção/drama.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Produção: Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.
Autoria: Alessandra da Rosa Pinho.
Direção: Serginho Melo.
 
 Imprimir