Imprimir

Imprimir Notícia

03/07/2022 às 10:20

Restaurantes de Chapada dos Guimarães preparam pratos especiais para o Festival de Inverno

Priscila Mendes

Está por Chapada dos Guimarães ou está se programando a ir por causa da 35ª edição do Festival de Inverno? Então, pega esta dica: Integra o evento o Festival Gastronômico, composto por 13 restaurantes, com um prato especial para o período. A novidade já está disponível e segue no cardápio até o dia 13 de agosto.

Os restaurantes tiveram em suas cozinhas o chef Marcelo Cotrim, participante do programa Mestre do Sabor da Rede Globo, para preparar em conjunto esse desafio com as delícias da gastronomia mato-grossense. 

Com foco de oferecer uma sobremesa à altura do evento, a Villa do Chocolate lançou o Grand Gateâu com Ganache de Furrundu e Crumble de Castanha de Baru. Os ingredientes foram escolhidos pelo chef por retratar a culinária mato-grossense.

O furrundu, aquele doce do caule do mamoeiro (ou até do próprio fruto verde), feito com rapadura, tem um gostinho de ancestralidade regional, conforme relata a pesquisadora Fran Paula no site ancestralidades.com.

“Pesquisando possíveis origens da palavra Furrundu, chego ao Quicongo, língua africana falada pelo povo bacongo nas províncias ao norte de Angola. Descoberta essa interessante, pois existem registros do preparo do doce também no Vale do Paraíba, região com forte influência da cultura dos bantos, negros escravizados oriundos das regiões do Congo e Angola trazidos para trabalhar nas fazendas de café entre São Paulo e Rio de Janeiro.”

O prato escolhido ainda contempla a castanha do baru, que é nativa do cerrado brasileiro. A castanha do baruzeiro é rica em proteínas, fibras, ácidos graxos e minerais. 

O chocolate é item obrigatório na casa de sobremesa, que utilizou os ingredientes em um dos seus pratos mais vendidos. Esse e outros quitutes estão disponíveis na loja que funciona todos os dias, das 13h às 21h, no entroncamento de Chapada dos Guimarães, que dá acesso ao Mirante.

Confira o cardápio completo no site www.villadochocolate.com.br.

 
Com assessoria
 
 Imprimir