Imprimir

Imprimir Notícia

17/07/2022 às 08:20 | Atualizada: 17/07/2022 às 08:37

Flor Ribeirinha ganha troféu em festival internacional na Bulgária

Denise Soares

O tradicional grupo cuiabano de dança, Flor Ribeirinha, de São Gonçalo Beira Rio, ganhou um troféu no festival internacional de Folclore Vitosha, realizado neste sábado (16), na Bulgária.

O Flor Ribeirinha levou o Gran Prix (prêmio máximo) do festival. O grupo coleciona premiações mundiais: é tri-campeão mundial na Turquia, em 2017, e na Polônia, em 2021.
 
“Flor Ribeirinha acaba de conquistar o troféu “Golden Peak”, traduzindo para o português Pico de Ouro na Bulgária! Viva Cuiabá, viva Mato Grosso, viva o Brasil!!!!”
, declarou dona Domingas Leonor, fundadora do grupo.
 
Para os artistas, é a oportunidade de levar o siriri cuiabano com a ‘força, alegria, cores e brasilidade’. O evento contou com a participação de mais de 17 países.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FR • siriri|cultura|folklore🇧🇷 (@florribeirinha)

 
O Flor Ribeirinha embarcou em junho para uma turnê na Europa para se apresentar na Bulgária, Croácia e Eslovênia.

De acordo com a organização, eles foram escolhidos pela qualidade artística e para representar a pluralidade cultural do estado, uma vez que eles possuem um extenso repertório de danças.
 
A dança tipicamente mato-grossense, o siriri contagia com um ritmo envolvente com viola de cocho, mocho e ganzá, e o tradicional rasqueado cuiabano, para mostrar ao mundo o multiculturalismo presente nas regiões brasileiras.
 
 Imprimir