Imprimir

Imprimir Notícia

12/05/2020 às 18:07 | Atualizada: 12/05/2020 às 18:45

Cultura negra marca a estreia de festival online mato-grossense

Entretê

Apesar da Lei Áurea não ter garantido a ex escravos as condições reais de participação na sociedade, o dia 13 de maio entrou para o calendário da história do Brasil, há 132 anos, com a abolição da escravidão no país.

Para celebrar a data, considerada um marco simbólico na luta contra o racismo, o Festival Cultura em Casa, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), estreia com programação online, dedicada às manifestações da cultura afro-brasileira em Mato Grosso.

Celebrando estilos musicais como o samba e o maracatu, a abertura do maior festival online da cultura do Estado também traz apresentações, exibições audiovisuais, debates, palestras e oficinas sobre costumes, religiões e tradições que ajudaram a dar origem à identidade brasileira.

Todas as transmissões acontecem diretamente das mídias sociais dos artistas (veja abaixo). A programação completa já está disponível no site do 
Festival Cultura em Casa.

Para o Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, a iniciativa vem amparar os profissionais da Cultura, economicamente afetados pelo isolamento social. “Essa é uma medida de extrema importância para muitos artistas que dependem exclusivamente de apresentações artísticas”, declara Luiza Raquel, uma das integrantes do grupo.

O grupo homenageia o quilombo Quariterê, fundado na década de 1740 por José Piolho e Teresa de Benguela, a primeira mulher a liderar um quilombo na história do país. Luiza ressalta ainda a importância de artistas negros na formação da identidade cultural mato-grossense e brasileira.


Programação

A abertura oficial do Festival Cultura em Casa nesta quarta-feira (13), às 19h, no instagram da Secel (@secelmt), com a participação do titular da pasta, Allan Kardec. Mas já durante a tarde ocorrem oficinas nas redes sociais dos artistas.

Às 15h, o músico Virgilinho Batukada oferece uma vídeo-aula sobre música popular inserida na percussão. Às 17h, a ilustradora Hiasmyn Lorraynne apresenta várias formas de aplicação de lambe-lambe na intervenção urbana.

Logo em seguida, às 17h30, o capoeirista do município de Sorriso (MT), Hugo Muzenza, transmite a oficina de capoeira, trazendo os movimentos, os rituais da roda e as filosofias da mistura de dança e luta criada pelos escravos.

Às 18h, percussão, canto e poesia serão as linguagens artísticas no show Quilombo de Quintal, do Núcleo Hip Hop em Ação.  No mesmo horário, as integrantes da Coletiva Slam do Capim Xeroso, Sol e Ananás, exibem a apresentação Poemargens: Tecituras de Poemas à Margem.

A partir das 18h30, o Coletivo Audiovisual Negro Quariterê apresenta “Afroceia - a cultura alimentar quilombola como estratégia de sobrevivência em tempos de crise sanitária”. Unindo a exibição de trechos do documentário “A Grande Ceia Quilombola” e debates sobre o livro “Afro Paladar: nutrindo a cultura”, a transmissão destaca a partilha, a comunhão e os rituais culinários como determinantes para a qualidade da alimentação.

 
Confira links e horários

15h: Oficina Percussão Popular Brasileira  
YouTube/ Virgilinho Batukada  | facebook/@virgilinho.batukada

17h: Oficina Lambe-Lambe Intervenção Urbana 
Instagram/@magianaagulha

17h30: Oficina de capoeira 
Facebook/@hugo.c.dossantos.5 | YouTube/@hyugahugo

18h: Show Quilombo de Quintal
Instagram/@raullazaro102

18h: Poemargens: Tecituras de Poemas à Margem
Instagram/@ananax666/@solpoetao

18h30: Afroceia 
Facebook/@coletivoquaritere

18h30: show DZ6 Maneiras
Facebook/@brenodz6  |  Instagram/@brenodz6

20h: Oficina Afrohouse 
Facebook/@herminio.nhantumbo.7

19h: Show Sertakompa 
Facebook/@sertakompa |  Instagram/@sertakompa  | YouTube/ @DucksonJacques

19h30: O Auto dos Corações do Mar
Facebook/@viniciusfernandes09 |  Instagram/@viniciusbrasilino

20h: Janelas e Histórias em Encruzilhadas 
Facebook/@ozferreira8

20h: Show Mc Machel 
Instagram/@machelmtcrew

21h: Show Black 
Facebook/@eushirleyy  | Instagram/@eushirleyy  |  YouTube/@ShirleyBlack

21h: Show Sambaião 
Facebook/@mariana.borealis  |   Instagram/@borealismariana

21h: Videoclipe Lucrar 
Instagram/ @ahgave | YouTube/ @ahgavemc

Quinta-feira (14.05) 

19h: Show “Omo Oyá”
Facebook/@PachaAna  |   Instagram/@pachaana  | Youtube/@pachaana

 
 
 Imprimir