Imprimir

Imprimir Notícia

29/07/2022 às 09:00

Encontro Nacional dos Violeiros celebra cultura da música caipira

Débora Siqueira

Depois de dois anos, os amantes da viola terão a oportunidade de curtir o 18º Encontro Nacional de Violeiros, promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio em Mato Grosso (Sesc). O diretor regional do Sesc/Senac de Mato Grosso, Carlos Rissato, falou sobre o tema em entrevista ao programa Agora na Conti, na noite dessa quinta-feira (28).
 
“Tivemos o problema da pandemia, tudo ficou paralisado. Mas agora está tudo normal e a gente vai ter um grande evento, que já começou no último domingo (24), no pré-lançamento do evento aqui no Parque das Águas com João Ormond e a Bruna Viola. Eles fizeram um show magnífico, grandioso, onde mais de 10 mil pessoas passaram pelo Parque das Águas assistindo um pouquinho do que é a cultura da viola caipira. Agora a gente vai pra Poxoréu, a terra da viola. Ela vai se tornar a capital nacional da viola no dias 29 e 30 deste mês”, contou.
 
O evento deve reunir pouco mais de 30 violeiros nos dois dias do encontro. O Sesc vai oferecer, no sábado à tarde, na unidade de Poxoréu, a apresentação da Escola de Viola para as crianças da cidade. A iniciativa contribui com a manutenção da cultura e fortalece as raízes da viola caipira na cidade e em todo Mato Grosso.
 
“Foi um dos olhares do nosso presidente, senhor José Wenceslau, presidente da Fecomércio. Ele é quem coordena os trabalhos tanto do Sesc, quanto do Senac aqui no Mato Grosso. O objetivo maior é levar até a população essa cultura. A viola que é um instrumento tão característico, não só do Mato Grosso, mas do Brasil, que tem uma origem já na nossa colonização, quando já se falava em viola e viola caipira e em outros tipos. Aqui em Cuiabá temos a nossa viola de cocho, que é algo que precisa ser preservado. Isso tem que ser transmitido para as outras gerações, porque se a cultura não é transmitida de forma viva, ela se perde e se torna apenas um exemplo de livros”.
 
O 18º Encontro Nacional de Violeiros é realizado em parceria com a Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox) e Prefeitura de Poxoréu. Além dos violeiros e as atrações regionais haverá show nacional de João Carreiro e a dupla Brenno Reis e Marco Viola, no palco principal.
 
“Foi muito oportuna a aproximação da Fecomércio, do Sesc, com a Prefeitura de Poxoréu e poder promover junto com eles e com a comunidade toda da cidade, esse grande evento. É um festival que tem conotação nacional, porque traz artistas do Brasil todo e todo mundo vai poder vivenciar isso aí. Então fica o convite a toda população do Mato Grosso, quem estiver por perto, vá até Poxoréu e vocês vão ser muito bem recebidos, vão poder ouvir o que tem de melhor na música da viola”.
 
 Imprimir