Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2020 às 17:00 | Atualizada: 17/05/2020 às 17:53

Em vinil, coletânea internacional traz faixas da lendária banda cuiabana GTW

Maria Clara Cabral

Após mais de três décadas da primeira formação, a banda G.T.W., pioneira do underground cuiabano, lança em tempos de streaming a gravação de dois clássicos em disco de vinil. As faixas integram a primeira coletânea da Sinistro Records, selo que conecta bandas de músicos consagrados na cena independente do Brasil e de países da Europa.

O primeiro volume reúne 10 bandas old school – "das antigas" – da Alemanha, Espanha e Brasil. 
Skarros, banda mato-grossense com 16 anos de história, e a Suco Gástrico, banda de São Paulo, ativa desde 1988 e com nova formação em Mato Grosso há quatro anos, também integram a coletânea.

“A ideia da Sinistro é apresentar as bandas de lá para cá e vice-versa. Bandas antigas, bandas novas com integrantes antigos e trabalhos reconhecidos fora do país, mas pouco conhecidos aqui”, conta André Becker, representante brasileiro da Sinistro Records.

Com sede em Cuiabá e Cantabria, na Espanha, a Sinistro Records trabalha exclusivamente com discos vinil e fitas cassetes. A coletânea é um LP colorido de 140 gramas, importado da Europa.

"Esse é o formato mais clássico, de resistência. A qualidade com certeza é bem melhor. Lá fora o vinil nunca parou e hoje já temos vitrola até com entrada USB no Brasil", destaca Becker.

A coletânea também traz as bandas Razzia (Frankfurt, 1979) Unholy Alliance (banda de ex-integrantes da Ex English Dogs, 1980), Condenados (ABC paulista), Rat -Zinger (país basco), Dachlawine (banda feminista da Alemanha), 8 Milímetros (RJ, 1992) & Asco (Santos SP).


O primeiro volume chegou em Cuiabá em fevereiro e está à venda nos sebos Tchá Por Discos, Rua Antiga, Raro Ruído e Sebo Rock e Cia.

Sonho antigo

O encontro entre G.T.W. e Sinistro Record aconteceu no lançamento de ‘Entre Mortos e Feridos, Salvaram-se Quase Todos’, documentário sobre a história da banda, na mostra audiovisual CineCaos, em 2019.

“Era bom demais para ser verdade, uma coletânea prensada na Europa, com bandas gringas, bandas brasileiras. Mas assumimos o risco e fizemos uma vaquinha para pagar os custos”, conta Joe Fagundes, diretor do filme e ex-integrante da banda.

'Limite Animal da Vida' e 'Tetas do Estado', canções que integram a coletânea, foram gravadas no show em comemoração aos 30 anos da G.T.W., marcando o reencontro do grupo, em 2018, no Cavernas Bar. Antes do evento, que também serviu de cenário para o documentário, a banda havia encerrado as atividades em 1998.

Joe conta que a gravação em vinil era um sonho antigo. Além dos shows ao vivo, a banda havia gravado músicas apenas em demo tape e um videoclipe, em 1992, que entrou na programação nacional da MTV.

“A Rose Pando, vocalista da banda, sempre teve osonho de registrar algo da GTW em vinil, desde a década de 1990. No começo da GTW não tinha CD, era demo, fita cassete ou vinil e era muito complicado registrar material em Studio”, destaca Joe.

Serviço: a Sinistro Records está localizada na Avenida General Melo 214B. Mais informações pelo (65) 98108-7289, Instagram, Facebook ou Youtube.
 
 Imprimir