Imprimir

Imprimir Notícia

13/09/2022 às 17:34 | Atualizada: 13/09/2022 às 17:41

Gervane de Paula protagoniza exposição solo no Rio de Janeiro nesta semana

Priscila Mendes

O cuiabano e reconhecido artista visual Gervane de Paula protagoniza, entre esta quarta-feira (14) e domingo (18), uma exposição solo na ArtRio, no Rio de Janeiro (RJ).

Gervane é defensor das artes visuais mato-grossenses desde a década de 1970, sempre promovendo uma arte desafiadora e contundente, seja pelos materiais, seja pelas temáticas abordadas. Para ele, “arte é para quem não tem medo”. O artista aborda o racismo, o desmatamento, a violência urbana, a misoginia, a desigualdade social, entre outros.

Na parceria entre a Aura Galeria e o MT Projetos de Arte para a promoção da carreira de Gervane de Paula, uma das obras apresentadas no stand da ArtRio 2022 aborda a questão racial.

A pintura “Artista Negro Galerista Branca”, de 2018, gerou uma mesa redonda para discutir as tensões derivadas da crescente inserção de artistas negras e negros em um cenário predominantemente branco. “Quais ações e posicionamentos devem ser tomados para extinguir os abismos raciais no Brasil?”, questiona a proposta.

A reflexão norteará um debate no sábado (17), às 18h, com participação da curadora Vivian Crockett, do New Museum, de Nova York; de Igor Simões, curador e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; e de Nei Vargas, diretor da Aura Galeria, na mediação do encontro.  

Serviço:  
Exposição solo do artista Gervane de Paula  
Período: De 14 a 18 de setembro
Horário: Das 13h às 21h, de quarta a sábado, e domingo, das 12h às 20h 
Local: Pavilhão Terra, Stand D11 da ArtRio - Marina da Glória - Rio de Janeiro (RJ)

Fotos: Fred Gustavos

 
Com assessoria
 
 Imprimir