Imprimir

Imprimir Notícia

23/09/2022 às 15:29 | Atualizada: 23/09/2022 às 15:32

MACP e Museu de Arte Sacra realizam exposição com obras de artistas negros

Entretê

O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre, na próxima quarta-feira (28), a exposição coletiva “À Flor da Pele: Arte Negra no Museu”, dedicada a artistas negros mato-grossenses. A mostra é uma parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS/MT).

No MACP, o evento conta 70 obras, que ficarão expostas a partir do dia 28, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Já no MAS/MT, as visitas às 25 obras estão disponíveis para visitação desde o último dia 16, de quarta a domingo das 9h às 17h.

A mostra segue aberta em ambos os museus até o mês de janeiro, com a curadoria de Ludmila Brandão e Gervane de Paula e expografia (distribuição das obras no espaço) de Serafim Bertoloto e Viviene Lozi.

“A exposição marca a reabertura do museu depois de dois anos fechado em decorrência do isolamento. É uma exposição com jovens artistas  e artistas canônicos que possuem suas obras no acervo do MACP.  A exposição busca o diálogo entre gerações de artistas negros e negras que passaram pelo museu”, explica o s
upervisor do MACP, professor Carlos Eduardo Amaral de Paiva.

Para a curadora Ludmila Brandão, a exposição se destaca pela enfim ocupação do espaço público pelo movimento negro. “Em 1988, o MACP sediou a exposição chamada 'Negra Sensibilidade', com trabalhos de nove artistas negros (uma mulher) em uma espécie de homenagem de um museu universitário a esses operários da arte. Esta exposição não é uma homenagem. É, ao contrário, uma ocupação, uma irrupção ético-estética que toma de assalto o sistema de arte com seus cubos brancos e artistas igualmente brancos, quase todos homens, até então”, destaca. 

Programação diversificada nos museus 

Quem visitar a exposição terá contato com obras de grandes nomes das artes plásticas mato-grossenses como Gervane de Paula, Paty Wolff, Paulo Pires, Adão Silva (Babu 78), Elaine Fogaça, Rodolfo Luis, Sol Ferreira, Vânia de Paulo, Nilson Pimenta, Benedito Nunes, Osvaldina dos Santos, Clínio de Moura, 
Alcides Pereira dos Santos (in memoriam) e o artista baiano Rubem Valentim (in memoriam). 

Na programação, haverá também rodas de conversa, exibição de filmes, e visitas guiadas para escolas e demais grupos. A mostra é acessível. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail macp.procev@ufmt.br ou pelo telefone (65) 3313-8355.

Curso de cerâmica

Além da exposição, o MACP inicia, na próxima terça-feira (27), no período da manhã, o Curso de Cerâmica com a artista Paty Wolff, selecionada pelo edital de Ocupação do Ateliê Livre do Museu.

A artista abordará técnicas de cerâmica, como modelagem, esculpimento, ocagem, secagem e outras. A oficina é gratuita e contará com duas turmas. 

 
Com assessoria
 
 Imprimir