Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/2022 às 15:55 | Atualizada: 19/10/2022 às 15:59

Escritor lança livro de ficção sobre apocalipse climático em Cuiabá

Eloany Nascimento

O calor intenso de Cuiabá e as condições climáticas preocupantes são os pontos de partidas de um livro de ficção. A trama aborda a vida nada fácil dos refugiados ambientais da capital mato-grossense, que se tornou inabitável e será evacuada. O cenário é o estopim para o fim do Brasil na trilogia Estéril, que será lançada, em live, nesta quarta-feira (19), às 20h (horário de Brasília), pelo perfil do b.alvaresvilela no Instagram.

O escritor da trilogia, Bruno Álvares Vilela, explica que o volume 1, que se chama ‘2070 - A Evacuação’, é uma ficção especulativa que narra as aventuras de Daniel que tenta escapar do apocalipse climático.

Os remanescentes cuiabanos são submetidos a um confuso processo de concessão de vistos humanitários. Há meses, Daniel dorme na longa fila que todos os dias se forma às portas da Prefeitura de Cuiabá, na esperança de conseguir sair da cidade. O seu maior medo é de que seu pai não seja aceito. Enquanto tenta deixar Cuiabá, o protagonista terá de lidar com forças ocultas que conspiram para lucrar com a exploração da tragédia climática.


“O Brasil há anos não existe mais, se esfacelou em várias repúblicas independentes. A Amazônia foi internacionalizada e, além disso, há quem esteja lucrando com a tragédia climática. É uma aventura de tirar o fôlego, em um cenário marcado pelo colapso provocado pelo aquecimento global”, conta o autor.

O lançamento, nesta quarta, será em uma transmissão ao vivo no Instagram e vai contar com a presença da escritora Vanessa Passos, autora de “A filha primitiva” (2021), romance vencedor do 6º Prêmio Kindle de Literatura. Durante o evento, os autores vão conversar sobre o processo de criação do romance, distopias, literatura, entre outros assuntos.

Para quem já quiser garantir um exemplar, o livro já está à venda pela Amazon neste link.


 
Com informações da Assessoria
 
 Imprimir