Imprimir

Imprimir Notícia

26/05/2020 às 08:39 | Atualizada: 26/05/2020 às 09:44

Em série de curtas comentados, Cineclube resguarda memória audiovisual de MT

Maria Clara Cabral

O Cineclube Coxiponés dá sequência ao trabalho de 40 anos na difusão, reflexão e estímulo a produçao audiovisual mato-grossense, resguadando memória em novos formatos.

Desta vez, o clube de cinema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revisita filmes realizados no estado em uma série de curtas-metragens comentados pelos próprios diretores.

Pelo projeto Cine Comentário Sonoro, os realizadores compartilham lembranças do processo de criação e produção de suas obras. A captação de áudio é feita pelos próprios realizadores, com edição do supervisor do Cineclube Coxiponés, Diego Baraldi.

Lançando mão da tecnologia para manter o distanciamento social em tempos de pandemia da Covid-19, a iniciativa cria, desta forma, um acervo online com obras de diferentes gêneros e gerações do cinema feito no Mato. Já são 20 episódios, todos disponíveis no canal do YouTube.

E apesar da ênfase ser a produção de Mato Grosso, seis dos episódios, publicados na Semana de Combate à LGBTfobia, contemplam realizadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte e Bahia. 

Vale lembrar, a série é uma parceria entre realizadores (as), Cineclube Coxiponés da UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).


Bruno Bini, Tati Mendes e Amauri Tangará; realizadores comentam alguns de suas obras no Cine Comentário Sonoro. Foto: Reprodução/Facebook.


Cineclube Coxiponés 

Cineclube mais antigo em funcionamento em Mato Grosso, o 
Cineclube Coxiponés da UFMT realiza ações semanais de exibição e debate de filmes, formando plateias para o cinema autoral e independente desde 1977. Em tempos de pandemia, as ações continuam virtualmente nas redes sociais, através de projetos como a Temporada de Filmes Online, em parceiria com o Cine Teatro Cuiabá.

Além do acesso ao acervo de filmes, oferece oficinas de realização audiovisual e promove a difusão e o intercâmbio de ações cineclubistas em Mato Grosso.
 
Desde 2002 promove a MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, importante janela para a produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso. Ao longo de sua trajetória a MAUAL também vem se consolidando como a principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso.
 
Desde 2018, o Cineclube Coxiponés da UFMT integra a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), que reúne agentes e iniciativas dedicados às atividades de ativismo, difusão, debate, ensino, pesquisa, crítica, acervo e realização audiovisual.

 
Confira todos os episódios:

Episódio 1: ‘Pobre é quem não tem jipe’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 2: ‘Horizontem’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 3: ‘Paraizoo’, por Amauri Tangará e Tati Mendes

Episódio 4: ‘Ríos de América’, por Perseu Azul

Episódio 5: ‘Juba’, por Severino Neto e Rafael de Carvalho

Episódio 6: ‘Teodora quer dançar’, por Samantha Col Debella

Episódio 7: ‘A gente nasce só de mãe’, por Caru Roelis

Episódio 8: ‘Ciranda’, por Ângela Coradini e Felippy Damian

Episódio 9: ‘Aquele disco da Gal’, por Juliana Curvo e Diego Baraldi

Episódio 10: ‘Licor de Pequi’, por Marithê Azevedo

Episódio 11: ‘Depois da Queda’, por Bruno Bini

Episódio 12: 'Palavras', por João Manteufel

Episódio 13: ‘Verde Limão’, por Henrique Arruda

Episódio 14: ‘Sair do Armário’, por Marina Pontes

Episódio 15: ‘Adeus Estrada de Tijolos Amarelos’, por Hiran Matheus

Episódio 16: ‘Bicha-Bomba’, por Renan de Cillo

Episódio 17: ‘Caio André’, por Luiz Marchetti

Episódio 18: 'Inconfissões’, por Ana Galizia

Episódio 19: ‘Para costurar folhas secas’, por Day Rodrigues

Episódio 20: 'Majur', por Íris Alves Lacerda

O Cineclube Coxiponés está no FacebookInstagram site.
 
 Imprimir