Imprimir

Imprimir Notícia

01/12/2022 às 13:31

Banda cuiabana Macaco Bong lança álbum nesta sexta, no Festival Ver a Cidade

Entretê

O novo álbum do Macaco Bong é o 11º na carreira da banda com Bruno Kayapy (Guitarra), Igor Carvalho (Bass) e Marcus Facchini (Bateria). Um álbum de 40 minutos contendo cinco faixas ao qual a banda optou em preservar nele a sua principal característica dos primeiros álbuns da banda, o seu conceito de estética musical baseado na desconstrução dos arranjos convencionais da música popular. O álbum será lançado no Festival Ver a Cidade.

A intensidade da sonoridade das músicas é uma mensagem inspirada no livro 1984 do escritor George Orwell ao qual a banda co-relaciona o momento atual que o mundo está vivendo em uma espécie de vida digital paralela a realidade comandada por robôs quase humanos através dos personagens que compõe o contexto da ficção com a realidade atual.  

Macaco Bong é uma banda de rock instrumental brasileira, fundada pelo guitarrista, compositor e produtor Bruno Kayapy em 2004, oriunda de Cuiabá, Mato Grosso. Começou como um quarteto em 2004 e em 2005 se transformou em um power trio (guitarra, baixo e bateria). 

Lançou um "álbum virtual" - não gravado em mídia física, distribuído gratuitamente, incluindo encartes e making of - pela Trama; este álbum despertou a atenção de críticos profissionais da área. A banda também recebeu críticas positivas da revista Rolling Stone e no Caderno 2 do Estadão. Inclusive, seu líder foi eleito pela revista como um dos "70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão". 

A banda teve a música "Fuck You Lady" incluída em uma coletânea de bandas independentes brasileiras lançada em 2008 pela revista francesa Brazuca. Em 2011 a banda lançou o EP Verdão e Verdinho. "This Is Rolê", o terceiro disco da banda, foi lançado em setembro de 2012. Gravado e produzido em Belo Horizonte, conta com a participação do compositor, pianista e arranjador ex-Mutantes Túlio Mourão.

Em 2013 a banda se reformulou com a entrada de Igor Jaú (baixo) e Eder Uchôa (bateria), além de Bruno Kayapy, único membro original. A banda parte para lançar seu terceiro álbum de estúdio Macumba Afrocimética produzido por Bruno Kayapy. Em 2016, a banda lança o álbum intitulado de Macaco Bong, que foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 16º melhor disco brasileiro de 2016. 

Em 2017 a banda faz uma versão do disco Nevermind do Nirvana, alterando significativamente os arranjos, dando características novas e sem vocal. O nome do disco é Deixa Quieto, uma tradução para o nome do disco inspirador, e ele foi novamente considerado um dos melhores discos brasileiros de 2017 pela Rolling Stone Brasil, ficando na 24ª colocação. A banda já reuniu diversos convidados em seu projeto Macaco Bong convida que contou com a participação de artistas como Emicida, Gilberto Gil, Liminha, Lucas dos Prazeres, Spok, Ricardo Vignini, Vitor Araújo e Siba Veloso, MAP.

 
Assessoria
 
 Imprimir