Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2023 às 14:37

Cineasta documentarista mato-grossense é apontada como um dos novos talentos do Cinema Nacional

Entretê

A poetisa, cineasta documentarista, educadora e ativista pelos Direitos Humanos e da Natureza, residente em Chapada dos Guimarães e criada em Cuiabá, Jade Rainho, passa a compor o Selo Elas, da distribuidora de filmes Elo Studios e é apontada como um dos novos nomes da nova geração do Cinema Brasileiro.

Com 10 anos de atuação no mercado nacional, Jade Rainho vem realizando obras de sucesso desde seu primeiro trabalho, "Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra". O documentário de curta-metragem realizado de maneira independente e colaborativa circulou por 21 países, mais de 60 festivais, foi traduzido para 6 línguas, premiado no Brasil, Bolívia, Peru e México e é uma referência no assunto até hoje.

O filme retrata a realidade de uma família de rezadores Guarani Kaiowá de Dourados-MS, que há mais de 40 anos convive com os impactos nocivos e as violações de direitos da mineração em território indígena.

Jade Rainho foi convidada a participar do Selo Elas em 2020 com seu primeiro projeto de longa-metragem, "O Jardim de Maria", documentário financiado pelo Ministério da Cultura e FSA/ANCINE.

Através do Selo Elas, o projeto recebeu consultoria de profissionais experientes e de destaque em diversas áreas do setor. Atualmente, o filme se encontra em pós-produção e deve ser finalizado e lançado ainda este ano.

Em Mato Grosso, Jade Rainho também vem realizado obras audiovisuais com um olhar poético e político, que se diferencia pela sensibilidade, a escuta e a escolha dos temas retratados.

Em 2022, foram lançadas dois curta-metragens dirigidos e roteirizados por ela, "Hermanos, Aqui Estamos" e "Cacica – a força da mulher Xavante".

À frente da Cadju Filmes, produtora fundada e sediada em Mato Grosso, também são realizados projetos diversos em cinema, audiovisual e literatura. A Cadju Filmes foi uma das empresas aceleradas e premiadas pelo projeto MOVE_MT, em 2022, uma  parceria da SECEL-MT com o Instituto Oi Futuro que visa desenvolver empresas de economia criativa no Estado.

Vale a pena prestar atenção em Jade Rainho e sua Cadju Filmes e acompanhar as realizações desta artista que está levando o olhar brasileiro e mato-grossense para mundo.

 
Com assessoria
 
 Imprimir