Imprimir

Imprimir Notícia

09/03/2023 às 16:36

Pré-julgamentos da mulher 'histérica' e seus reais sofrimentos psíquicos são temas de livro

Entretê

Tecituras sobre os contextos de perdas que culminam na "histeria" são explorados pela doutora em Psicologia Clínica e psicanalista, Maria Turbino, no livro 'Dor e luto na histeria feminina'. O título será lançado na Academia Mato-grossense de Letras (AML), em Cuiabá, no próximo dia 17, às 19h. 

A especialista amplia a discussão em mais de 260 páginas, analisando como as mulheres em diversas realidades são classificadas de forma pejorativa como 'histéricas' enquanto, na verdade, o comportamento dominado por excessos emocionais são o reflexo de camadas de sentimentos profundas e dolorosas, causadas por traumas ou pela dor da perda. 


Maria Turbino costura o enredo a partir da contextualização de diversas escolas psicanalíticas, iniciando por Freud, criador da Psicanálise, transitando por Melanie Klein, Bion, Winnicott, André Green, Renato Mezan e demais estudiosos da área. A doutora diz que adotou a entrega da obra literária como missão pessoal para contribuir com a sociedade médica, universidades e profissionais interessados em percorrer a trilha da Psicanálise. 

"O projeto editorial é fruto da minha jornada acadêmica no mestrado e doutorado. A expectativa é levar o leitor a uma reflexão sobre o comportamento humano numa visão psicanalítica e fazê-lo compreender a necessidade de olhar com empatia, sem estigmas ou pré-julgamentos, influenciados pelo senso comum, mas a partir da sobriedade da observação científica", pontua Turbino.

Além das pesquisas em inúmeras referências acadêmicas, a autora mato-grossense baseia seu livro no próprio trabalho, por meio de escutas clínicas, retomando casos desafiadores que vivenciou profissionalmente. 

"A mulher desenhada como ‘histérica’ quando perde o controle e deixa transparecer o turbilhão de emoções é uma situação recorrente. Porém é preciso ir além da superfície e investigar as causas reais que levam a paciente a tal reação", explica a doutora. 

O público central do livro são os psicólogos, psicanalistas, médicos e demais profissionais empenhados no estudo do psiquismo humano. Mas a linguagem e maneira como o conteúdo é construído didaticamente deixa a narrativa acessível para curiosos.

Serviço
Lançamento do livro 'Dor e luto na histeria feminina'
Data: 17 de março, às 19h
Local: Academia Mato-grossense de Letras (Casa Barão, na Rua Barão de Melgaço, 3684 - Centro Norte, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita

 
Assessoria
 
 Imprimir