Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2023 às 18:17 | Atualizada: 21/03/2023 às 18:20

Autores lançam 2ª edição de livro com a história geológica da região de Chapada dos Guimarães

Priscila Mendes

O livro Geoparque de Chapada dos Guimarães terá a segunda edição lançada na próxima sexta-feira (24), às 19h, no Museu de História Natural de Mato Grosso (Casa Dom Aquino). Dentre os registros geológicos presentes no livro, há informações sobre as provas de que Chapada dos Guimarães já foi mar, um grande deserto, que teve movimentação vulcânica e, claro, o destaque aos dinossauros da região.

A 2ª edição do livro irá divulgar estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras instituições.

O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo.

Leia também - Livro Geoparque Chapada dos Guimarães está disponível para download

Quem for prestigiar o evento, além de poder visitar o museu, concorrerá a livros e receberá um certificado de 2h referente à palestra de lançamento, que será ministrada pelo geólogo pelo professor da UFMT Caiubi Kuhn, um dos coautores da obra.


O Museu de História Natural de Mato Grosso é localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), 2000, bairro Jardim Europa, em Cuiabá.

Sobre o livro

A obra está dividida em 10 capítulos. São apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores.

Essas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta. 


A publicação foi viabilizada por meio do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MT) e Mutua/MT.

 
Com assessoria
 
 Imprimir