Imprimir

Imprimir Notícia

29/03/2023 às 17:17 | Atualizada: 29/03/2023 às 17:25

Multiartista de MT lança segundo livro de contos na próxima semana

Priscila Mendes

Na próxima semana, no dia 6, a partir das 19h30, será lançado o livro de contos "Histórias para bois e outros bichos dormirem”, de Wagton Douglas, na Sala Anderson Flores, piso superior do Cine Teatro Cuiabá.

Wagton Douglas é ator, diretor teatral, bailarino, titereiro (manuseia marionetes), coralista, flautista e pedagogo e se reafirma como contista, com o lançamento do segundo livro. "A literatura entra na minha vida como uma forma de experimentação - ao lado do teatro, da dança e do canto -, de me expressar e botar para fora situações, histórias que permanecem na minha mente. São sonhos, relatos de outras pessoas, frutos da minha observação”, afirma o autor. 

Assim como o livro anterior (“Retalhos do cotidiano”, lançado em 2012), “Histórias para bois e outros bichos dormirem” foi publicado por Wagton com recursos próprios (pela Editora Z7, de Porto Alegre).  A nova publicação também traz ilustrações do pintor Márcio Aurélio dos Santos. 

A publicação de seus contos tem como pano de fundo a maior paixão de Wagton, que é o teatro, a linguagem cênica. Ele acredita que ter seus contos registrados em livro torna mais viável a encenação de suas criações. 
 
No lançamento do livro e noite de autógrafos, os presentes irão assistir à apresentação de dois contos em linguagem audiovisual: “Os fantasmas da casa da fazenda”, que aborda a relação entre um homem casado e seu sobrinho, sob cuidados de Diego Baraldi; e “O Falecido”, que traz a história de uma mulher que recebe de volta o homem que saiu de casa para comprar cigarros e a abandonou com as filhas, a ser recontado por Elton Martins, do MTQueer (Coletivo LGBTQIAP+ de Audiovisual Mato-grossense).

O contista revela que entregou um terceiro conto (“O Segredo de Teseu”) para ser roteirizado por Ed Lopez, artista do Rio de Janeiro com quem trabalhou na minissérie “As tias”, porém a concretização deste projeto ficará para uma data posterior.

O segundo livro de Wagton Douglas reúne 11 contos, que tratam de temas variados, como as vivências em Cuiabá, onde mora desde a adolescência; a morte abrupta de um jovem de seu círculo, vítima de afogamento; os conflitos de integrantes de um grupo de teatro; entre outros atravessamentos.

Paulista de Marília, iniciou-se no teatro com a professora Marília Beatriz na então Escola Técnica Federal (atual Instituto Federal de Mato Grosso) e trabalhou com outros grandes representantes das artes cênicas do Estado, como Liu Arruda, Glória Albuês e Luiz Carlos Ribeiro.

Dedicou-se à dança e à potência vocal e atualmente é integrante do Coro Experimental MT e do Coral Luz e Verdade. É pedagogo e atua na Secretaria de Estado de Saúde como técnico em Assuntos Culturais e Educacionais.

Escritor compulsivo, Wagton se diz influenciado por autores como Caio Fernando Abreu e Nelson Rodrigues.

Serviço:
Lançamento do livro “Histórias para bois e outros bichos dormirem”, de Wagton Douglas (Editora Z7)
Data: 6 de abril, a partir de 19h30
Local: Sala Anderson Flores (Cine Teatro Cuiabá)
Entrada gratuita

 
Com assessoria
 
 Imprimir