Imprimir

Imprimir Notícia

15/05/2023 às 16:29 | Atualizada: 15/05/2023 às 16:32

Novo Sarau na Academia MT de Letras destaca a potência e a força da raça negra

Priscila Mendes

Nesta semana, na quarta-feira (17), ocorre a 5ª edição do Sarau Literomusical 100+1, da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), desta vez, em alusão ao 13 de maio, dia da abolição da escravidão no Brasil, em 1888. Por esse motivo, a maioria dos artistas convidados é preta. O evento cultural ocorre na Casa Barão de Melgaço, que abriga a AML e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, no Centro Histórico de Cuiabá. A participação do público é gratuita.

O sarau começa no período vespertino, às 15h, e segue até a noite, terminando às 21h. O evento é híbrido: pode ser acompanhado presencialmente ou pelo canal da AML no Youtube (neste link, é possível acionar o lembrete). Quem quiser assistir presencialmente precisa se inscrever via WhatsApp pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).

A realização dos saraus (são oito, que ocorrem até agosto) é realizada por meio de uma parceria entre a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Programação

"Agbára - a potência e a força da raça negra" é o tema desta nova edição e se inspira na palavra "agbára", em yorubá, idioma da família linguística nígero-congolesa, cujo significado é potência, força.

A partir das 15h, o evento será aberto com uma instalação envolvendo musicalidades e versos, concebida pelo multiartista Hermínio Luís Nhantumbo, moçambicano radicado em Cuiabá, que atua em artes visuais, música, poesia e dança. Em seguida, Edilson Serra, professor e estudioso de literatura e língua portuguesa, e Luciene Carvalho, poetisa e escritora, membro da AML, ministram uma oficina de escrita negra.

Na sequência, a programação vespertina encerra com um "Papo Cabeça", estilo talk show, com participação de Luciene, Edilson e de Antonieta Luisa da Costa, pedagoga e geógrafa, coordenadora do Centro Cultural casa das Pretas. A conversação vai explorar questões raciais e temas afins.

O grupo musical cuiabano Raízes do Samba comanda o show noturno do srau, a partir das 19h30. Tem 42 anos de trajetória e já passou por várias formações. Para esta apresentação, contará com a cantora Semites Marques Pessoa, o violonista Manoel Peixoto de Azevedo, Renato (cavaco), Amilton (pandeiro) e o cantor Elton "Seu Jorge". No repertório, além do samba, musicalidades que remetem às influências africanas na expressão das sonoridades brasileiras.

Exposição

A Casa Barão, neste sarau, contará com a exposição "Grandes Heroínas Negras", do Coletivo Negro Universitário (UFMT), que vai expor um acervo com 17 banners. A mostra presta homenagem especial a algumas das milhares de mulheres negras que desempenharam ou desempenham papéis fundamentais na construção de um mundo mais justo, protagonizando diversos papéis fundamentais na vida social.

Serviço
5º Sarau Literomusical 100 + 1, da Academia Mato-Grossense de Letras
Tema: "Agbára - a potência e a força da raça negra"
Data: Quarta-feira (17), entre 15h e 21h
Local: Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869, Centro de Cuiabá
Evento gratuito
Participação on-line: neste link
Inscrições para participação presencial: via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva)

 
Com assessoria
 
 Imprimir