Imprimir

Imprimir Notícia

22/05/2023 às 13:24 | Atualizada: 22/05/2023 às 17:32

Imune e Casa das Pretas realizam 3º Agitando a Resistência Negra, a partir desta segunda

Priscila Mendes

Começa, nesta segunda-feira (22), no Centro Cultural Casa das Pretas e em outros espaços de Cuiabá, a 3ª edição do “Agitando a Resistência Negra”. O evento segue até sexta-feira (26), com atividades presenciais e on-line. 

A iniciativa política e cultural é promovida pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas e tem o objetivo de celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras. 

Nos cinco dias do evento, a programação conta com mostras de audiovisual, exposições, sarau e diversas oficinas gratuitas, como de percussão, dança afro, artesanato e escrita criativa. Haverá também palestras, debates e rodas de conversas sobre temas relevantes para a comunidade negra e periférica, com a presença de organizações sociais e representantes da luta antirracista no cenário regional e nacional.


Serão debatidos temas como a cultura, direitos e resistência dos povos de terreiro, saúde da comunidade negra e da população LGBTQIAP+, empreendedorismos das mulheres negras e periféricas, cabelo afro e identidade, mídia negra e combate à violência política e de gênero e ao feminicídio.

Leia também - Mostra audiovisual de cinema negro de MT começa nesta segunda e segue até quarta

A terceira edição do Agitando a Resistência Negra tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e apoio da Assembleia Social da ALMT, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e  da Kaiardon Produções.


A programação completa do 3º Agitando a Resistência Negra está disponível neste documento.

Samba

Nesta terça-feira (23), 19h, será inaugurada na Casa das Pretas a Sala de Exposição Tia Ciata, homenageando Hilária Batista de Almeida, que viveu entre 1854 e 1924 e foi uma sambista e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.

A mostra que vai abrir o espaço renomeado é a Mulheres no Samba. Para celebrar, em frente ao centro cultural, na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá, haverá uma roda de samba com o Movimento Sou Samba. A entrada é gratuita

Prêmio Geraldo Henrique


Outro destaque da programação é a entrega do Prêmio Geraldo Henrique da Costa, que vai reconhecer ativistas que propõem, impulsionam e defendem a igualdade racial, políticas públicas, ações afirmativas para a diversidade e inclusão da população negra em todos os setores da sociedade.

O prêmio leva o nome do pioneiro do movimento negro de Mato Grosso, que faleceu em 1990, e celebra as lutas cotidianas da comunidade negra. A agenda é na quinta-feira (25), às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.


Presenças confirmadas

Estão confirmadas as presenças de representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, além de organizações parceiras, como o Instituto Marielle Franco. 

O Imune

O Instituto de Mulheres Negras é uma organização social com 20 anos de história e luta por políticas públicas de raça e gênero. É composto por jovens e mulheres negras com a missão de empoderar e potencializar mulheres negras e, consequentemente, toda a comunidade, por meio de ações educativas e culturais, como estratégia de enfrentamento ao racismo, à violência e às desigualdades.

A Casa das Pretas é um centro cultural e comunitário criado pelo Instituto, que articula diversas iniciativas e ações, criando um ponto de referência para o movimento negro do estado. A localização é estratégica: fica na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá, antigo pelourinho, como forma de retomada das potências e reconhecimento das mãos que ergueram a cidade.

Serviço
3º Agitando a Resistência Negra

Data: 22 a 26 de maio 
Local: Ponto principal - Centro Cultural Casa das Pretas (Praça da Mandioca, nº 25, Centro Histórico de Cuiabá)
Entrada gratuita
Programação completa: AQUI
Com assessoria
 
 Imprimir