Imprimir

Imprimir Notícia

22/05/2023 às 17:16 | Atualizada: 22/05/2023 às 17:18

Mostra audiovisual de cinema negro de MT começa nesta segunda e segue até quarta

Priscila Mendes

A primeira atividade do 3º Agitando a Resistência Negra, que começa nesta segunda-feira (22), em Cuiabá, é com produções do cinema mato-grossense e com projeções on-line de acesso gratuito. Os filmes já estão disponíveis no site do Audiovisual Negro Quariterê, com programação diferente a cada dia.

A Mostra Audiovisual Agitando a Resistência Negra exibe dez filmes, entre curtas e longas, de diversos gêneros.

Nesta segunda-feira (22), estão disponíveis os filmes mato-grossenses "Farinha, festas e memória" (20 min, documentário, direção Jackeline Silva); "Kintê ou Quando meu pai me ensinou o Abc do mundo" (32 min, documentário, direção Wuldson Marcelo e Felippy Damian) e "LacunaAnna" (4 min, experimental, direção Anna Maria Moura), na Sessão “Olhares: Sobre Histórias de Vida"; e, na Sessão Homenagem, está sendo exibido o filme "A Cilada com Cinco Morenos" (15 min), de Luiz Borges.

Para abrir este primeiro dia, haverá um bate-papo on-line com Laís Andrade, mediado pela cineasta Juliana Segóvia, sobre a Sessão Olhares. Será às 19h, ao vivo, pelo canal do Quariterê no Youtube.

Na terça (23), também no site do Quariterê, passam a ser exibidos “Caeté” (15 min, ficção, direção Augusto Krebs) e “A Intersecção - A História de Quem Migra” (25 min, documentário, direção Rodrigo Zaiden), pela Sessão Olhares; e, na Sessão Homenagem, será disponibilizado “Giramundá: O Congo e a Diáspora” (52 min, documentário, direção Cláudio Dias e Gilson Costa).

Na noite de terça, é a vez do bate-papo com Maíra Zenun, mediado por Paula Dias, também às 19h, no canal do Quariterê no Youtube.

Leia também - Imune e Casa das Pretas realizam 3º Agitando a Resistência Negra, a partir desta segunda

Fechando a programação da mostra na quarta-feira (24) - mas o 3º Agitando a Resistência Negra segue até sexta (26) -, haverá a exibição de três filmes: na Sessão Olhares, haverá “A Velhice Ilumina o Vento” (21 min, ficção Direção Juliana Segóvia) e “Memórias da Maturidade” (9 min, experimental, direção luanna Sampaio); enquanto que na Sessão Homenagem, terá “Luciene” (71 min, documentário direção Juliana Curvo).


O bate-papo de quarta é com Karen Ferreira, mediado por Maria Clara Bertúlio, também às 19h, no canal do Quariterê no Youtube.

Todas as mediadoras são do Coletivo Quariterê.

O 3º Agitando a Resistência Negra

É um evento político e cultural promovido pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas, que tem o objetivo de celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras. A agenda começa nesta segunda e segue até sexta (26). Leia mais aqui.
 
 Imprimir