Imprimir

Imprimir Notícia

29/05/2023 às 15:34 | Atualizada: 29/05/2023 às 15:43

Cine Teatro projeta curtas de MT para debater distribuição cinematográfica

Priscila Mendes

Três curtas mato-grossenses serão exibidos nesta terça-feira (30), a partir das 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, escolhidos para participar do projeto de extensão Trama, coordenado pela professora Sabrina Tenório Luna, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os filmes serão mote para uma conversa sobre distribuição cinematográfica. A entrada desta edição é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

A programação desta terça conta com os curtas “Filhos da lua na terra do sol” (Danielle Bertolini. MT. 2016. 16’), “Aquele disco da Gal” (Juliana Curvo & Diego Baraldi. MT. 2017. 25’) e “A velhice ilumina o vento” (Juliana Segóvia. MT. 2022. 20’). Realizadores dos curtas exibidos estarão presentes à sessão para bate-papo com participantes do projeto Trama e com o público.

A atividade integra a Sessão Realizadores de Mato Grosso do projeto Encontros com Cinema, realizado desde 2017 no Cine Teatro Cuiabá, sempre com sessões noturnas às terças-feiras. Em 2023, a programação do Encontros com Cinema tem intercalado exibições de longas distribuídos pela Vitrine Filmes e outras iniciativas independentes (com cobrança de ingressos a preços populares), com a realização de pelo menos uma sessão mensal com audiovisuais produzidos em Mato Grosso - as sessões com filmes de MT sempre têm entrada gratuita.

É permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá a partir das 19h30. 

Sobre o Trama

Trama é um projeto de extensão coordenado pela professora doutora Sabrina Tenório Luna, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. Participam do projeto estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Jornalismo da UFMT. O objetivo do projeto é pensar a distribuição cinematográfica. Para isso, participantes do projeto realizam pesquisas, programas curatoriais e também estabelecem contato com festivais e cineclubes, com o intuito de, futuramente, ampliar a divulgação e circulação de filmes produzidos em Mato Grosso.

Sinopses dos curtas exibidos

“Filhos da Lua na Terra do Sol” trata, de forma poética, a relação entre pessoas albinas e o sol de Cuiabá, considerada uma das cidades mais quentes do Brasil. O curta foi o vencedor da etapa Mato Grosso da Mostra Sesc de Cinema de 2017, o que garantiu ao filme circulação em todas as unidades do Sesc do Brasil que contam com espaços de difusão audiovisual. O curta também foi exibido em mais de 20 festivais e mostras no Brasil e exterior, além de ter sido licenciado para o canal CineBrasilTV e VOD.

Em “Aquele disco da Gal”, Mariana (Tatiana Horevitch) decide deixar o apartamento onde viveu por mais de uma década com o agora ex-marido Henrique (Luciano Bertoluzzi) e com a filha adolescente Natália (Gabriela Iaia). Natália contraria a mãe e decide permanecer em casa com o pai. Juntos, pai e filha aprendem a lidar melhor um com o outro. O curta foi o selecionado de Mato Grosso para a Mostra Sesc de Cinema 2018, onde recebeu duas premiações. 

“A velhice ilumina o vento” acompanha o cotidiano de Valda, mulher preta, idosa, periférica e trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do “pé rachado”, Valda subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada. Desde 2022, o curta já circulou por dezenas de mostras e festivais, incluindo difusão on-line pelo streaming do Itaú Cultural Play.

Serviço
Exibição de curtas mato-grossenses e conversa entre realizadores e participantes do projeto de extensão Trama, da UFMT.  
Data: Terça-feira (30), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Mais informações: (65) 2129-3848
Observação: A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro

 
Assessoria
 
 Imprimir