Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2020 às 12:49 | Atualizada: 19/06/2020 às 13:23

Dia do cinema brasileiro: filme inédito de Cláudio Assis tem acesso gratuito

Entretê

O inédito 'Piedade', filme do diretor pernambucano Cláudio Assis, está disponível para acesso gratuito na plataforma Looke até a meia-noite desta sexta-feira (19), Dia do Cinema Brasileiro, data marcada pela adaptação aos novos tempos de pandemia. O longa abre o Festival de Pré-Estreias Online do Espaço Itaú de Cinema.

Com direção de Cláudio Assis e roteiro de Hilton Lacerda, o longa se passa na cidade fictícia de Piedade e foi filmado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, de frente para o Porto de Suape. Nessa paisagem que oscila entre a força do capital e a natureza exuberante, moram Dona Carminha (Fernanda Montenegro) e o filho, Omar (Irandhir Santos).

Os dois comandam um bar que outrora era ponto turístico e local do cotidiano de pescadores, mas que, após os impactos ambientais causados pelo porto, não conseguem mais pescar. Por conta da poluição e dos tubarões, de forma irônica e cruel, são obrigados a comprar o próprio peixe. O ponto se tornou então o objeto de interesse de Aurélio (Matheus Nachtergaele), executivo da empresa Petrogreen, interessado em comprar o lugar e indenizar os moradores.

A história também apresenta Sandro (Cauã Reymond), proprietário de um cinema pornô em Piedade, que é um irmão perdido de Omar, inspirado na relação de Cláudio com o irmão que procurou durante boa parte de sua vida.

‘Piedade’ tem contornos pessoais da história de Cláudio Assis e foi rodado em janeiro de 2017, passando por caminho tortuoso, principalmente por conta do AVC que acometeu o diretor na pós-produção. Depois da estreia aclamada no Festival de Brasília no fim do ano passado, o lançamento nos circuitos comerciais estava previsto para abril deste ano, mas foi adiado por conta do novo coronavírus.

Outros filmes que integram a programação do Festival de Pré-Estreias Online do Espaço Itaú de Cinema ficarão disponíveis no site por 48 horas, ao preço de R$ 10. Do valor, 20% será destinado à APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais). 


 
Com informações do Diário de Pernambuco
 
 Imprimir