Imprimir

Imprimir Notícia

29/07/2023 às 10:09

Arte e tecnologia se encontram na Galeria Flow para expor obras de MT para o mundo

Paulo Henrique Fanaia

Unindo arte e tecnologia, foi lançado na sexta-feira (28), a Galeria Flow, projeto que busca levar a arte mato-grossense ao mundo inteiro com exposições virtuais e interativas. Idealizado por Luciano Oliari, a galeria tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) por meio do Edital da MT Criativo.
 
O Entretê marcou presença no lançamento do projeto que aconteceu na Casa Cuiabana e conversou com Oliari. Emocionado, ele, que é fotógrafo residente em Sinop, contou que a galeria é uma realização de um sonho antigo de expor a arte dos artistas de estado para todo o mundo. Mesmo com toda a dificuldade que Mato Grosso tem quando o assunto é acesso ilimitado a internet, isso não desanimou Luciano, que foi até o fim e conseguiu lançar o projeto com a ajuda de uma equipe especializada.
 
“A galeria vem com o intuito de apresentar ao mundo nossa produção cultural, artística, visual, audiovisual e literária que é extremamente rica e às vezes passa despercebida. A Flow é uma galeria especializada em artes visuais que possui uma tecnologia de tour 360º nas suas salas expositivas, que permite a contemplação e aquisição de obras de arte de uma forma singular”, explica Luciano.
 
Até o momento, a Flow conta com três salas expositivas que foram desenvolvidas de modo integrado buscando proporcionar uma melhor experiência aos visitantes, que poderão acessar a galeria por computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita. Além da contemplar das obras, os interessados poderão adquiri-las de forma facilitada por meio de um sistema integrado de compra disponível no site.
 
Em sua exposição de lançamento, a galeria conta com obras das artistas plásticas Dilma Gaião, Luana Venson e do fotógrafo Lu Oliari. Para os artistas que deseja expor suas obras na galeria, Luciano explica que basta entrar no site e entrar em contato com a curadoria e seguir os passos indicados no portal.
 
Quem esteve presente no lançamento foi a artista Luana Venson. Aos 25 anos, a sinopense diz que participar do projeto é algo incrível, afinal sua arte será exposta ao mundo inteiro. “A galeria consegue abrangir cada vez mais artistas e principalmente por ser digital e usar isso a nosso favor. É uma loucura poder vender a arte pro mundo todo. Querendo ou não, nós fazemos a arte porque sentimos que temos que fazer e agora ver as pessoas podendo vender esses trabalhos é legal demais”, conta artista.
 
Para o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, a galeria integra um movimento internacional que é juntar arte com tecnologia, algo que tem um potencial muito grande de movimento a economia não só dos artistas, mas também de todo o segmento.
 
“Essa experiência da arte e tecnologia sendo exportada para esse multiverso está despontando uma oportunidade para nossos artistas criaram essa conexão e não só colocar as obras em exposição, mas também mostrar nossa cultura mato-grossense que é tão pujante”, diz o secretário.
 
 Imprimir