Imprimir

Imprimir Notícia

27/09/2023 às 17:31 | Atualizada: 27/09/2023 às 17:38

Shows de A Luisa Lamar e banda Calorosa agitam MAUAL em noites de abertura e encerramento

Entretê

É mostra audiovisual, mas é latino-americana. E honrando a tradição de promover a diversidade, abraça também expressões da música produzida em Mato Grosso. Na 22ª edição, a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) terá shows de A Luisa Lamar e da banda Calorosa na abertura e no encerramento do evento. A programação é gratuita e conta com exibições de 80 curtas-metragens, estreia de filme mato-grossense, premiações e debates, de 27 de setembro a 01 de outubro, no Teatro da UFMT.

A abertura oficial da 22ª MAUAL fica por conta de A Luisa Lamar, que se apresenta na quarta-feira (27/09), às 19h, no Teatro da UFMT. A programação começa às 16h com o painel "Caminhos para produzir e distribuir audiovisual no Brasil hoje", com Sofia Frederico (BA), Danielle Bertolini (MT), Beto Rodrigues (RS), Sérgio de Carvalho (AC). E após o show, segue com a primeira sessão da Mostra Competitiva.

A banda Calorosa, por sua vez, promete elevar a temperatura do Teatro da UFMT no último dia de MAUAL, no domingo (30/09), às 19h. A programação de encerramento segue ainda com a Estreia MAUAL deste ano, o filme 'Sawana - Rainha das formigas' da jovem Suyani Terena, às 19h30, e cerimônia de premiação dos curtas nas 11 categorias da Mostra Competitiva, às 20h.

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) é realizada pelo Cineclube Coxiponés, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT). Na 22ª edição, traz como tema "Miradas e Memórias Latino-Americanas", título que celebra e provoca acerca de origens, da diversidade cultural e dos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros.

Conheça as atrações

A Luisa Lamar é "multiartivista multimídia", cantora, compositora, atriz, produtora, dramaturga e poetisa, graduada em Produção Cultural pela MT Escola e cria do Coral Infanto-Juvenil Pra-Ti-Cu-Tu-Cá. Seu mais recente lançamento é o videoclipe de 'Treme', faixa do iWISSu (2022), primeiro EP de estúdio lançado por uma pessoa transfeminina no estado de Mato Grosso. Neste trabalho, ela revela reflexões e sentimentos que acometem pessoas que vivem em isolamento social. Trata-se do encerramento de fase introspectiva da artista que já vem anunciando a era "Lambatrans" com seus os singles 'Pantadão' e 'Rainha do Lambadão'.

Com ritmo quente, como apontam os termômetros da cidade de origem Cuiabá, a banda Calorosa abusa das experimentações e com uma boa dose de humor aliada a acidez, traz letras com manifesto calorista no EP de estreia "Pacu e Pequi", lançado em 2021. Composto por músicos que tocam em diversos projetos da noite cuiabana — Yan Alvez e Karola Nunes nas guitarras, Paulinho Nascimento no baixo, Vinícius Barros na bateria e Bruno el Joe nos sintetizadores e samples —, o projeto surgiu da vontade dos artistas de se aprofundarem nas raízes culturais mato-grossenses, criando uma linguagem própria na música, que desafia classificações, evocando novidade e memória.

Os primeiros shows presenciais da Calorosa aconteceram em 2022 e, desde então, a banda tem circulado por importantes palcos da região. Em 2023, os mato-grossenses integraram junto a nomes de peso da música brasileira, como Ney Mato Grosso, Lia de Itamaracá, Black Alien, o line-up da 31° edição do Festival Forró da Lua Cheia, em São Paulo. O videoclipe de Malemá Tentiano e a Calorosa Session são os lançamentos mais recentes.

Confira a programação completa: https://www.mostrauniversitariaufmt.com/programacao22maual

Serviço

22ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL)
Quando: 27 de setembro a 01 de outubro de 2023
Onde: Teatro Universitário da UFMT
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações:  https://www.mostrauniversitariaufmt.com.


 
Da assessoria
 
 Imprimir