Imprimir

Imprimir Notícia

06/07/2020 às 08:21 | Atualizada: 06/07/2020 às 08:40

Cura da Aids? Paciente está há 17 meses sem vírus HIV após tratamento brasileiro

Entretê

Após participar de ensaios de um tratamento desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um paciente que conviveu com o HIV por pelo menos sete anos está há 17 meses sem sinais do vírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids).

Uma reportagem da CNN Brasil relata que o paciente parou de tomar os medicamentos contra a doença há um ano e meio; desde então, segue sem o microrganismo no corpo.

Os estudos coordenados por
infectologista Ricardo Sobhie Diaz iniciaram em 2013 e trabalham em duas frentes para combater o vírus HIV: medicamentos que eliminam o microrganismo durante sua replicação e células infectadas (mesmo que o vírus esteja adormecido nelas); e o desenvolvimento de uma vacina que leve o sistema imunológico a reagir contra as células doentes que os fármacos não conseguiram eliminar.

O paciente com o vírus eliminado, que preferiu não se identificar, conversou com exclusividade com a CNN e mostrou o teste para diagnóstico do HIV realizado este ano, onde constava que o paciente tinha amostra não reagente para HIV. “Eu me sinto livre”, diz.

Até hoje, dois casos de cura da Aids foram reconhecidos pela comunidade científica: Timothy Ray Brown, conhecido como “paciente de Berlim”, e Adam Castillejo, conhecido como o "paciente de Londres”. Em ambos, eles foram submetidos a um transplante de medula óssea. Por uma mutação rara, eles ficaram livres do vírus HIV.

Confira reportagem completa aqui.
 
 Imprimir