Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/2023 às 10:30

Vídeo | Produzida por artistas mato-grossense, performance ‘Homo Pri.Mato’ é exibida em Cuiabá

Gabriella Arantes

Reflexões sobre os processos estéticos sensíveis nas práticas artísticas e sua relação com as experiências do cotidiano são alguns dos propósitos da performance “Homo Pri.Mato”, exibida na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá.

A prática artística faz parte ‘Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral’. O evento conta com a participação de artistas mato-grossenses, apresentação de obras de arte e produtos que expressam a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta do estado. 

“Homo Pri.Mato” surgiu em 2021, durante o período pandêmico. A proposta dos artistas ativistas Ton dos Santos, Sandra Malagón e Maristela Carneiro é a possibilidade de um  diálogo entre a comunidade acadêmica, comunidade civil e política. 

 
“Então a gente trouxe essa performance que discute as escolhas high techs, pensando principalmente nessa nossa geração. O que a gente pensa de tecnologia? Quais são as escolhas que a gente faz no nosso cotidiano? E o que a gente está deixando passar na nossa cidade diante de eventos catastróficos? A gente tá vivendo a mudança do clima, o aumento da pobreza e etc”, explicou Ton ao Entretê

A mostra que a performance é exibida segue até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

“As pessoas indo para a Galeria terão acesso ao vídeo e audio pelo QR. Elas podem acessar o áudio e saber o que a performance comunica. O público também pode ter acesso ao texto que ele tem cerca de sete páginas e é super acessível, com imagens e referências bibliográficas”, disse o artista. 


A exposição é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso (Báyò), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e busca fomentar e valorizar os negócios criativos conduzidos por pessoas pretas e pardas no estado. 

Ton dos Santos

Cuiabano, artista ativista, produz obras/experiências ao texto digital, narrativo e corporal [poesia, fotografia, audiovisual] vias sensoriais - espaço cênico das linguagens de corpas ocidentalizadas; originária/preta e transnacional do continente Abya Yala/América, sobretudo vinculadas a Performance e a Dança.

Serviço
Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral
Abertura: Terça-feira (10.10), às 19h
Visitação: 11/10 a 09/11, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria de Artes Lava Pés – Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá
Agendamento de grupos e escolas: (65) 3613-0240
 
 Imprimir