Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/2023 às 15:05

Câmara aprova projeto de lei que declara artesanato de Cuiabá como patrimônio histórico, material e imaterial

Paulo Henrique Fanaia

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (14), por unanimidade, o projeto de lei que declara como patrimônio histórico, artístico, cultural, material e imaterial todo artesanato produzido em Cuiabá. Proposto pelo vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), o projeto segue agora para sanção do prefeito da Capital.
 
De acordo com a justifica do projeto, o artesanato cuiabano compreende a confecção de souvenirs, redes, tapetes, doces caseiros, enfeites de barro, bonecas de pano, roupas e biojoias com características regionais.
 
De acordo com o vereador Fellipe, o projeto é baseado no Projeto de Lei nº 1594/2023, apresentado pelo deputado estadual Beto Dois a Um (União) em junho deste ano na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e que tem a mesma finalidade, mas no âmbito estadual.
 
“Além de valorizar a nossa cultura e o artesanato local, o intento é estimular este setor da economia, de onde tantas famílias retiram seu sustento. Desde o início trabalhei neste projeto alinhado com o Beto, pois já foi secretário de cultura municipal, estadual e tem total conhecimento destas demandas do segmento”, explicou o vereador.
 
Com a aprovação da lei, o vereador espera que sejam desenvolvidas política públicas e estabelecimentos de parcerias que possibilitem a promoção e o desenvolvimento sustentável do setor que proporcionem melhores condições de trabalho, fortalecimento da identidade cultural e estímulo da economia criativa.
 
 Imprimir