Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/2019 às 17:15 | Atualizada: 03/12/2019 às 17:21

Cena Onze comemora 30 anos de atuação nas artes e assistência social

Mirella Duarte

Para levar ao público um resgate de todos os trabalhos já apresentados em 30 anos, com muita arte e qualidade técnica, a Cia Cena Onze de Teatro revive sua atuação no fomento à cultura e assistência social por meio de uma exposição, no Cine Teatro Cuiabá, de 04 a 22 de dezembro. 

A abertura da amostra será com um sarau repleto de artistas convidados com início às 19h dessa quarta (04). Nos quase 20 dias de exposição o público terá acesso por meio de retratos e outros documentos - aos detalhes dessa trajetória que formou dezenas de atores e amplificou outras potencialidades artísticas pelo Estado.

No dia, se farão presentes, além de ex e atuais integrantes da cia, artistas e poetas como Caio Matoso, Eduardo Mahon, Marília Beatriz, Vera Capilé, Luciene Carvalho e exposição coletiva de artistas plásticos Adir Sodré. Adriana Milano, Adriano Figueiredo, Babu 78, Carlos Pina, Clovis Irigaray, Rai Reis, Ruth Abernaz, Vera e Zuleica, Vicente Paulo e Zeilton Matos.

Além do entretenimento, a exposição é uma grande homenagem a todos que se dedicam às artes cênicas, com questionamentos e reflexões importantes para a sociedade, mas em especial àqueles que integram o grupo, que cresce e se renova com diferentes componentes e atores, que vão chegando trazendo a cada ano, por meio dos cursos realizados.

História

Nascida diante das necessidades de ações culturais voltadas para as comunidades carentes em Mato Grosso, a Cia Cena Onze de Teatro promove cursos de formação teatral, dança, circo, artesanato, pintura, palestras com foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, uso sustentável dos recursos naturais, reciclagem, ecologia e educação para o trânsito.

Segundo o diretor da companhia, Flávio Ferreira, resgatar a dignidade do ser humano é um dos objetivos da instituição. "Para isso, utilizamos a arte como ferramenta da arte-educação e de enfrentamento ao uso de álcool e drogas para ajudar a elevar a autoestima das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A arte resgata o que temos de melhor", explica.

Além disso, o grupo realiza inclusão das comunidades carentes e do Centros de Convivência, Centros Comunitários, Aterro Sanitário (Lixão), Escolas públicas, Casas Abrigo, Comunidades Terapêuticas e Aldeia Xavante.

O diretor complementa dizendo que as ações na área cultural são um aprimoramento do que já vem sendo feito com os alunos. “No decorrer dos anos montamos alguns trabalhos e sempre no final do trimestre, fazemos um espetáculo de encerramento de curso para mostrar o resultado”, detalha Ferreira.

Atualmente, Cena Onze também administra o Cine Teatro Cuiabá (CTC), via contrato de gestão compartilhada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel).

A mostra fica em cartaz até o dia 22 de dezembro no foyer do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço
O que: Exposição "Cena Onze 30 Anos"
Data: de 04 a 22 de dezembro
Local: Cine Teatro Cuiabá

 
 Imprimir