Imprimir

Imprimir Notícia

06/12/2023 às 15:03

Casa Silva Freire expõe obras de arte feita por crianças sobre o Centro Histórico

Entretê

O olhar das crianças sobre o Centro Histórico de Cuiabá é tema da mostra "Por dentro dos corações cuiabanos", em exposição na Casa Silva Freire. Casarios históricos, o quintal da avó, as cadeiras de balanço e a rede lavrada comuns nas casas cuiabanas são símbolos e elementos que perpassam as obras criadas pelos artistas durante o projeto realizado pela instituição. A visitação é gratuita e pode ser feita mediante agendamento.

De pinturas e esculturas, cada trabalho reflete a singularidade do olhar das crianças para o Centro Histórico e para o patrimônio material e imaterial de Cuiabá a partir da educação patrimonial. 

O material exposto é fruto do projeto Educação Patrimonial com Crianças. Idealizado pela Casa Silva Freire, o projeto é focado na formação de mediadores culturais e tem por objetivo enriquecer o debate sobre o desenvolvimento humano como processo cultural, articulado aos estudos sobre memória social, produção de identidades e a expressão cuiabania.

Com uma programação de quatro encontros, estudantes universitários, historiadores e professores da educação infantil e ensino fundamental participaram de palestras, rodas de conversa e de uma imersão no Centro Histórico a partir da Casa de Bem-Bem. O casarão histórico ficou conhecido pela relação afetuosa com a cidade, lugar que acolheu muitas edições da tradicional festa de São Benedito, sendo um lugar de memória afetiva da cidade. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e atualmente funciona como espaço cultural.

Como atividade prática, os adultos mediaram a construção de mini-narrativas e a produção das crianças,  considerando  a metodologia participativa como fio condutor. A mediação em educação Patrimonial proporcionou uma jornada de descoberta e criação autoral para cada criança.

"Essa metodologia permitiu que as crianças viajassem em torno do contéudo apresentado e construíssem as próprias narrativas usando diferentes materiais, suportes e linguagens. Dessa forma, conseguimos trabalhar a memória social alinhada ao ato criativo para que a educação patrimonial não se torne algo engessado, conteudista", explica Daniela Freire, coordenadora do Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias da Casa Silva Freire.

Para a Casa Silva Freire, as obras produzidas pelas crianças valorizam a sobreposição das camadas, proporcionam o encontro geracional e as narrativas inseridas no fluxo do tempo, do mesmo modo em que tensiona a tradição e a novidade no fazer e viver a cuiabania.

A exposição é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada mediante agendamento. A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, no Centro de Cuiabá. Para mais informações sobre a exposição e eventos relacionados, visite casasilvafreire.org.br ou acesse @casasilvafreire nas redes sociais.

O projeto é uma realização do Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via edital Viver Cultural.

 
Da assessoria
 
 Imprimir