Imprimir

Imprimir Notícia

14/07/2020 às 10:53 | Atualizada: 30/07/2020 às 16:35

Severino Neto disponibiliza filmes premiados e anuncia estreia de novo curta

Maria Clara Cabral

Três curtas premiados do cineasta Severino Neto são atração dessa semana na Temporada de Filmes Online, ação organizada em substituição à programação presencial cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção à Covid-19. O mato-grossense anunciou ainda o lançamento de um novo filme no mesmo formato.

Serão compartilhados os curtas '3,60 (2011)', 'Composto (2016)' e 'Juba (2017)', a partir desta terça-feira (14), às 19h30; os filmes ficarão disponíveis durante o mês de julho nas redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e Cineclube Coxinonés da UFMT.

Com os três curtas-metragens que roteirizou e dirigiu – dois deles em co-direção com Rafael de Carvalho –, Severino Neto participou de 60 festivais e recebeu 20 prêmios. ‘Composto’ foi adquirido pelo Canal Brasil.

Com ênfase na produção realizada em Mato Grosso, a Temporada de Filmes Online difunde conteúdos audiovisuais independentes através das redes sociais enquanto durarem as medidas de distanciamento social. O compartilhamento acontece sempre no mesmo dia da semana e horário em que tradicionalmente acontecem as sessões de cinema do Cine Teatro Cuiabá.

A Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) também é parceira da ação. 
Todos os filmes tem clássificação livre; exceto '360', para maiores de 16 anos. 

Novo projeto

Durante a pandemia, Severino Neto se mantém ativo na concepção e realização de projetos. Nas próximas semanas, ele prepara-se para lançar o curta “Vitamina D”, que integra o PandemosProject, iniciativa dos realizadores Diego Medvedocky & Luis Aguer.

‘Pandemos’, que significa “comum a todas as pessoas” é um projeto colaborativo que envolve realizadores de diferentes países mobilizados por Medvedocky & Aguer, para realizar curtas que retratam o cotidiano de diferentes personagens ao redor do mundo.

Ainda que separados por diferentes contextos, culturas, idades e estilos de vida, esses personagens estão conectados enquanto seres humanos afetados pelas apreensões e consequências advindas da pandemia de Covid-19.

Todos os curtas serão compartilhados no site e também pelo Instagram.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PANDEMOS (@pandemosproject) em


Severino Neto

Com roteiros de longas, Severino Neto participou de diversos laboratórios como Ibermedia (Madrid, Espanha); Bolívia Lab (Cochabamba, Bolívia); Icumam Lab e Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais (Goiânia, Brasil); MT Lab (Cuiabá, Brasil) e Guiões (Lisboa, Portugal).


O último roteiro de curta-metragem concebido pelo cineasta, “Mata Grande”, foi selecionado para o Labex 2017 e venceu o prêmio TNT Labex - Curta Kinoforum (São Paulo, Brasil).

No final de 2019, Severino Neto finalizou seu primeiro longa-metragem de ficção, “A Batalha de Shangri-Lá”, projeto contemplado pelo edital estadual de Arranjos Regionais Ancine/FSA, assim como o roteiro do segundo longa ficcional, “Memória de Elefante”.

O longa documentário “Sísmico”, lançado em 2017, está disponível na Amazon Prime Vídeo do Brasil.

Links para os filmes


3,60

(Severino Neto, 2011, 14’, classificação indicativa 16 anos)

Sinopse: Um troco recebido na roleta de um ônibus circula por várias mãos, várias vidas aparentemente banais, revelando que todas estão bem mais ligadas do que se possa imaginar. “3,60” mostra, de forma simples, que a vida normal que nos acostumamos a ver ou viver não é tão normal assim.


Composto

(Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2016, 15’, classificação indicativa livre)

Sinopse: O documentário mostra um dia na cotidiana vida de várias pessoas em um lixão. Apesar de parecerem distintas, aos poucos vamos percebendo suas ligações e buscas, além de suas motivações, felicidades, desejos e dores. Um filme que surpreende pelas histórias reveladas de seus personagens e que mostra quão adaptável o ser humano é, independente do seu meio.


Juba

(Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2017, 19’, classificação indicativa livre)

Sinopse: Juba (Mariana Mendes) é uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá. Em uma dessas raras oportunidades que a vida oferece, Juba e seus companheiros de trabalho recebem uma proposta irrecusável. Porém, mesmo com tudo combinado, alguns detalhes de seu complexo cotidiano tornam a decisão mais difícil do que parece.

Cine Comentário Sonoro

Para complementar a difusão online dos curtas de Severino Neto será republicado o episódio da série Cine Comentário Sonoro sobre “Juba”. No episódio, Severino Neto e Rafael de Carvalho relembram bastidores de produção do curta-metragem exibido em dezenas de festivais no Brasil e exterior.

Todos os episódios da série Cine Comentário Sonoro estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés. 
 
 Imprimir