Imprimir

Imprimir Notícia

11/11/2019 às 14:15

Reaberto, Museu Dom Aquino acolhe pesquisadores e curiosos

Mirella Duarte

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino reabriu suas portas em outubro, mas já recebe curiosos e pesquisadores de todos os tipos interessados em exposições permanentes como a ala de mascaras sagradas dos povos waurá, que é uma reserva técnica que segue os padrões internacionais de museologia.

O museu, que desde então, fica acessível à visitação de terça a sábado, sempre das 8h às 18h e domingos das 8h ao meio dia, é um dos poucos que voltaram à tona desde as reformas antes do novo governo.

Entre as mudanças, a da parte estrutural da edificação e também no acervo, que agora conta com uma nova ala da exposição permanente e uma reserva técnica nova. O espaço conta também com nova ala da exposição permanente, reserva técnica, cafeteria e loja de artesanato.

História do local

A Casa Dom Aquino foi construída em 1842 na beira do rio Cuiabá e abriga desde 2006 o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, apresentando para toda população uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia.

A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Alguns dos fosseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Ela conta a história dessas terras através de artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais.

É possível encontrar também instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Além de louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.

Serviço

Horário de funcionamento:  quarta a domingo, das 8h às 18h

Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Endereço: Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).

Informações: (65) 3634-4858 / 3052-8062

 

 
 Imprimir