Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2024 às 09:21 | Atualizada: 28/03/2024 às 14:09

Páscoa: Padre de Cuiabá explica sobre a Semana Santa no calendário católico

Gabriella Arantes

Uma das datas mais importantes no calendário católico está se aproximando, a Páscoa. O período não evidencia apenas a morte e ressurreição de Jesus Cristo, mas também é um momento de renovação e transformação para os fiéis. 

Em entrevista ao Entretê, o padre, assessor de comunicação da Arquidiocese de Cuiabá e diretor da Rádio Bom Jesus, Renan da Silva Cunha, explicou sobre como funciona o tempo religioso cristão.  

A celebração da Semana Santa começou no Domingo de Ramos (24) e termina no Domingo de Páscoa (31), período marcado por muitos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Cristo.

“Todos os anos a Páscoa é marcada segundo um costume que é do calendário judaico. Ou seja, por isso que muda a data. Então, como escolher? Se marca no primeiro domingo, após a primeira lua cheia do equinócio de primavera. Mas no nosso hemisfério é outono”, contou. 

Quinta-Feira Santa

A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma. Nesta data, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. 

“Quinta-Feira Santa é o dia da primeira missa. A primeira missa celebrada na história da humanidade foi na Quinta-Feira Santa, há 2000. Então é Jesus celebrando a primeira missa. Tanto que padre na missa usa exatamente as mesmas palavras de Cristo: “Isto é o meu corpo, o meu sangue que é dado por vós”. Ele ergue o pão e o cálice com o vinho consagrado e dá aos apóstolos como comunhão”, disse o sarcedote. 

Sexta-Feira Santa

Nesse dia, Jesus foi julgado, crucificado e morto. Na Sexta-Feira Santa os cristãos costumam jejuar e se recolher.  

“É o período em que nós vivemos das estações de Cristo até a cruz. Nós recordamos intensamente a paixão e morte do nosso Senhor. Este é um dia de luto, de dor e da morte de Jesus. [...] Por ser um dia de profunda penitência e recolhimento, também é um dia de jejum de e abstinência de carne. É só uma refeição no dia e pequenos lanches ao longo do dia que não completem uma segunda refeição e água”, declarou o padre. 

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia 

O Sábado Santo é dedicado à oração e à espera da ressurreição. Neste dia, durante a noite, ocorre a Vigília Pascal. “Na noite de sábado a gente já considera domingo segundo o calendário judaico, por isso que tem o Sábado de Aleluia, o Sábado Santo. Onde temos a grande missa da Vigília Pascal, que é aquela missa com sete leituras e conta toda a história da salvação. Nessa missa que acontece batizados, crisma e comunhão. É a missa dos sacramentos”, explicou o sacerdote. 

Domingo de Páscoa

O dia é celebrado com muita alegria pelos cristão, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, momento em que seu corpo é glorificado. As famílias costumam se reunir para comemorar a data e agradecer pelo dom da vida. 

“Nós já sabemos por fé que Jesus ressuscitou e quando dizemos isso, significa que ele venceu a morte. E não simplesmente voltou a vida, mas voltou a vida eterna. Quer dizer que ele não volta a vida para morrer de novo, ele voltou a vida para nos dar vida em abundância. Ou seja, ele volta para a eternidade e nos dá acesso a isso”, finalizou.
 
 Imprimir