Imprimir

Imprimir Notícia

10/06/2024 às 13:31 | Atualizada: 10/06/2024 às 13:34

Escritora cuiabana ganha em 1º lugar no Prêmio Literário

Entretê

A escritora e jornalista cuiabana Mirella Duarte, ganhou em primeiro lugar o Prêmio Literário para Autores Independentes, realizado na 2ª Expo Favela Innovation MT 2024, evento que ocorreu neste final de semana, 7 e 8 de junho. O segundo lugar foi da escritora Joyce Lilian Lombardi. 

A ação, que é uma parceria com a Umanos Editora e a Gráfica Renovagraf, visa incentivar a publicação novos talentos. 

Para Mirella, essa oportunidade a motivou escrever ainda mais. “Escrevo desde criança, e ainda não havia participado de nenhum concurso desse porte. Achei a oportunidade incrível, e acredito que muitos talentos serão alcançados nas próximas edições. Agradeço a todos os envolvidos, é a celebração de um sonho”, define. 

Entre os gêneros possíveis para concorrer a premiação, as frentes buscam pessoas que escrevam na categoria de ficção e romance, além de contos, crônicas e poesias.

Os inscritos passaram por uma avaliação realizada por um comitê julgador composto por profissionais da Umanos Editora. As obras vencedoras deste ano, vão lançar o livro na próxima edição do evento, em 2025.

O primeiro lugar garantiu a publicação de 300 cópias do livro e, o segundo lugar, o de 200 cópias. 

Para a próxima edição, os interessados devem ficar atentos ao site da Expo Favela, junto ao edital, AQUI

Mato Grosso é pioneiro na premiação literária

O Presidente Estadual da Cufa-MT, Anderson Zanovello, afirmou que Mato Grosso é pioneiro na premiação literária, mas já busca parcerias para que a iniciativa se replique em todo país. “Me ajudem a tornar essa premiação nacional, com escritores de todo país lançando suas obras pelos Estados que a Expo Favela já se faz presente”, comentou durante a entrega das premiações.

O escritor com publicações pela Umanos Editora, Jair Donato, também reafirmou a importância da iniciativa na noite que finalizou o evento. “Quando alguém publica uma obra, essa pessoa imortaliza o pensamento. A publicação pode fazer com que essas ideias cheguem até onde essas pessoas, talvez, nunca cheguem pessoalmente, mas através da obra, outros possam conhecer o pensamento delas”, explica.

Está foi a segunda edição da Expo Favela em Mato Grosso, o evento acontece em mais de 20 Estados brasileiros. A realização é da Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com parceria institucional do MT Criativo e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

 
Da assessoria 
 
 Imprimir