Imprimir

Imprimir Notícia

04/08/2020 às 11:47 | Atualizada: 04/08/2020 às 11:53

Companhia cacerense apresenta experimentos online desenvolvidos na pandemia

Maria Clara Cabral

Antes da covid-19 chegar a Mato Grosso, o Teatro Plenilúnio, assim como diversos coletivos e artistas, pensava muitos projetos para 2020. Diante da necessidade de readaptação ao distanciamento social, passado meses de estudos e encontros online, a companhia de Cáceres decidiu estrear em novo formato.

A partir desta quarta-feira (5), o projeto 'Quarta Cena' apresenta, semanalmente, cenas de experimentos artísticos desenvolvidos durante o período de pandemia. As apresentações serão realizadas em lives no Instagram do grupo, às 19h30.

O Teatro Plenilúnio existe desde 2014, desenvolvendo ações de estudo e montagem de produtos culturais na área das artes cênicas, que resultam em peças, performances e oficinas de teatro gratuitas à população.

Os primeiros anos foram de parceria com a APAE de Cáceres e, nos últimos tempos, o grupo esteve sediado na Associação dos Docententes da Unemat (Adunemat).

“Estávamos com muitos projetos pra estrear quando começou a pandemia. Estudávamos alguns autores online, quando estivemos a ideia de começar a produzir conteúdo para a internet”, contou Luciano Paullo, diretor artístico da companhia, em live de apresentação da 'Quarta Cena'.

Conforme Luciano, o projeto não envolve apenas teatro, mas reúne poetas, cineastas, músicos, artistas plásticos, dentre outras linguagens da arte. “Amigos que construímos durante todo esse tempo”, destaca. Todas as quartas-feiras, uma atração de fora do grupo deve somar a programação.

“Cáceres é um celeiro de muitos artistas e nós estamos conseguindo ganhar cada vez mais espaço nessa cidade que acolheu meu trabalho quando cheguei aqui”, complementa Luciano. A Solta Cia de Teatro, companhia de Cuiabá, também é parceria do projeto e apresentará novas criações.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Teatro Plenilúnio🎭 (@teatro_plenilunio) em


Estreia

A estreia do projeto, nesta quarta-feira (5), será com as cenas ‘Mudança’, encenadas por Any Lemes e Matheus Pavane, e ‘Coração delator’, por Luis Guilherme.

‘Mudança’, dramaturgia de Joelson Jogosi, conta a história de um casal que relembra seus momentos juntos enquanto ela, a esposa, prepara a mudança. “Em lembranças de momento felizes entre os dois um triste fato ocorreu que abalou esta relação”, diz a sinopse. A direção é de Luciano Paullo.

‘Coração Delator’ é um conto de Edgar Allan Poe que acompanha a tragédia de um homem que não suportava o olho cego de um velho. “Decide então acabar com o olho, se envolvendo numa tensa trama de suspense e loucura”, diz sinopse.

O texto é uma adaptação de Luciano Paulo, com direção de fotografia e iluminação de Jessica Benevides. O ator também assina a trilha sonora, junto a Eduardo Miguel. Elemento cenográfico de Ludymilla Landes.

Uma live de lançamento do projeto está disponível no IGTV e apresenta outras criações que serão compartilhadas na rede social ao longo das próximas semanas. Confira:
 
 
 Imprimir