Imprimir

Imprimir Notícia

07/08/2020 às 10:54 | Atualizada: 07/08/2020 às 11:07

Cuiabana é indicada à bolsa de poesia com Djamila e Chico Buarque em organização

Maria Clara Cabral

Selecionada entre milhares de participantes de todo o país, Jade Rainho, de Cuiabá, é uma das artistas indicadas a receber a bolsa do projeto p-o-e-s-i-a.org. Ela é a única mato-grossense, entre outros 12 poetas de destaque nacional.

O projeto conta com uma comissão de seleção de peso, com importantes escritores e pensadores contemporâneos, como o poeta Claudio Willer e a filósofa Djamila Ribeiro. Seu conselho é formado por grandes nomes da literatura brasileira, como Chico Buarque de Hollanda, Conceição Evaristo, Eliane Potiguara, Josely Vianna Baptista e Alice Ruiz.

Idealizado por Beatriz Azevedo e Sergio Cohn, o
p-o-e-s-i-a.org visa o fortalecimento e a valorização da poesia brasileira, concedendo bolsas de auxílio emergencial para poetas, realizando a edição de uma revista e iniciativas digitais. A iniciativa é independente e financiada coletivamente com doações.

Poeta desde os 10 anos, Jade Rainho tem seus versos reconhecidos por ecoarem nos espetáculos da cantora Estela Ceregatti. Destaque para o mais recente Força Mulher, no qual faz parte das apresentações.

A artista integra o Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras MT, é autora do livro Canção da Liberdade (2017). Com a bolsa, ela pretende se dedicar à composição e finalização de um novo livro.


P-O-E-S-I-A.ORG
 
Projeto colaborativo de poetas, leitores, professores e apoiadores da cultura, com a proposta de gerar recursos para três ações a curto, médio e longo prazo: bolsas emergenciais para poetas em situação de risco financeiro frente a pandemia da covid-19; constituição da rede, com edição de revistas digitais e impressas, e outras iniciativas; criação de iniciativas digitais, bolsas de criação, sede com biblioteca, encontro anual de poetas.
 
Existem três formas de financiar o projeto p-o-e-s-i-a.org: como poeta-associado, recebendo as recompensas, e o direito a participar das diversas iniciativas do projeto;  como apoiador, recebendo as recompensas e ajudando a viabilizar o projeto; como apoiador institucional, com recursos e contrapartidas específicos.
 
Leitores, incentivadores e interessados devem acessar: https://benfeitoria.com/poesia e fazer sua contribuição.
 
Mais informações em:
http://www.instagram.com/p_o_e_s_i_a_.o_r_g/
http://www.facebook.com/poesia.org/

 
Com assessoria
 
 Imprimir