Imprimir

Imprimir Notícia

17/08/2020 às 11:03 | Atualizada: 17/08/2020 às 13:00

Da horta para sua casa: app viabiliza entrega de orgânicos em Mato Grosso

Entretê

Com o objetivo de organizar as vendas de produtos orgânicos da agricultura familiar, o Programa de Extensão Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol) inicia o serviço de entregas a partir de aplicativo disponível no Google Play Store ou Apple Store.

Os pedidos podem ser realizados até as quartas-feiras e as entregas ocorrem às sextas-feiras e aos sábados, e incluem produtos como salsa, mandioca, açafrão da terra ou cúrcuma, limão, alho-poró, coco verde, abóbora, alface, entre outros.

De acordo com o coordenador do Programa, o aplicativo surgiu com o intuito de realizar uma experiência de comercialização conjunta entre a Rede e os empreendimentos da economia solidária, para que fosse viável uma logística unificada com respectivas autonomias.

“Cada empreendimento continua com a liberdade de escolha dos preços, disponibilidade e quantidade dos produtos. A partir de uma ação vinculante entre o produtor e o consumidor que faz um consumo consciente, a gente cria uma rede onde desenvolvemos conceitos relacionados à economia solidária, sustentabilidade ambiental, social e econômica desses empreendimentos”, destaca.

As entregas do aplicativo seriam realizadas inicialmente na Ecofeira, as quais tiveram de ser interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19. Hoje, os alimentos estão sendo entregues majoritariamente de forma delivery.

A estudante de radialismo da UFMT e consumidora no aplicativo, Fernanda Fidelis enfatiza que a ferramenta tem uma grande importância para facilitar a compra e um jeito de fortalecer a economia da agricultura familiar.

“Tem uma oferta de produtos super legal e preços muito bons, eu ainda fico feliz de apoiar esse projeto e o pequeno e médio produtor, não só nesse momento de pandemia, mas após também, por que eu penso que isso é igualmente apoiar um tipo de produção que respeita a conservação da natureza e de aspectos importantes de uma cultura tradicional”, finaliza.

O aplicativo conta com o apoio da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC).

 
Com assessoria UFMT
 
 Imprimir