Imprimir

Imprimir Notícia

04/09/2020 às 08:35 | Atualizada: 04/09/2020 às 08:39

Yoga para corredores: saiba os benefícios e aprenda 3 posturas essenciais

Entretê

Quem pratica corrida sabe das dificuldades que enfrenta para conseguir se superar. Os músculos, as articulações, a respiração, a concentração e até a mente se tornam aliados ou inimigos. Por isso, realizar atividades complementares que foquem no desenvolvimento muscular podem ser grandes aliadas do corredor e auxiliar na correção de alguns danos causados pelo esporte.

E o que muitos não sabem é que o Yoga pode ser a atividade ideal para complementar o treino dos amantes da corrida. “O Yoga proporciona melhor rendimento, pois consegue unir treinamento ao alinhamento correto do corpo em todos os níveis. Além disso, a prática também melhora a flexibilidade, o alongamento e principalmente a concentração na execução do movimento da corrida, que vem do desenvolvimento do autoconhecimento” – Explica Priscilla Leite, professora de Yoga a mais de 10 anos e criadora do Canal Pri Leite Yoga, no Youtube.

Uma rotina simples de exercícios de Yoga podem ajudar a aliviar partes tensas do corpo, fortalecer e ainda evitar futuras lesões. “Sem dúvidas, o Yoga é perfeito para quem pratica a corrida, pois ele alivia a dor e a tensão nos músculos e restaura a amplitude de movimento para que o corredor se supere ainda mais na próxima vez que for sair para correr.” – Pontua.

Priscilla Leite explica ainda que como o Yoga é uma atividade que trabalha a mente e o corpo, combinando posturas e técnicas de respiração, meditação e relaxamento ela se torna perfeita para os corredores que sofrem frequentemente com a rigidez e dor muscular, além do estresse. Dito isso, a Yogini separou alguns benefícios que o Yoga pode trazer:

1. Fortalece os músculos do corpo

Num treino de Yoga são realizados diversos movimentos e essa série de movimentos fortalece todos os músculos de que o corredor precisa para uma marcha eficiente e eficaz, como o núcleo e isquiotibiais. Ele também melhora a estabilidade do corpo. Então, com a força e a estabilidade aprimoradas, o corredor ficará confortavelmente em pé por mais tempo e manterá uma boa postura durante a corrida.

2. Diminui o risco de lesões

As posturas de Yoga ajudam a soltar os músculos, evitando que eles fiquem tensos, , rígidos e sujeitos a lesões. Em particular, o Yoga melhora a flexibilidade dos isquiotibiais, quadris e parte inferior das costas - áreas frequentemente lesionadas para corredores. 

3. Ensina a respiração correta

Atividades físicas como a corrida faz com que o corpo produza mais dióxido de carbono, o que significa que o corredor precisará ingerir mais oxigênio. O ioga ajuda você a aprender como fazer isso da melhor forma. Com a realização de aulas você aprenderá a respirar com mais eficiência e evitar a falta de ar. Como benefício adicional, ele até mesmo reduze sua ansiedade e estresse.

4. Te prepara mentalmente para o esporte

Os benefícios de praticar essa atividade milenar não são apenas físicos e fisiológicos. O Yoga ajuda a preparar os corredores mentalmente as  corridas. E esse benefício é mais sentindo ainda pelos maratonistas, que muitas vezes precisam daquele impulso extra para vencer longas distâncias. Visualizar o sucesso, neste caso, ajuda, pois pode centrar o foco do corredor nas tarefas em mãos - Ou seja terminar sua corrida, ou apenas treinar para melhorar.

5 . Ajuda o corredor a se controlar e se concentrar

Enquanto para alguns, correr é uma questão de velocidade, ainda sim é necessário ter controle. Com o Yoga o corredor não só aprenderá a ser paciente e calmo, mas também a ter autocontrole. Cultivando tudo isso, o praticante do esporte terá como objetivo final muito mais do que vencer a corrida, mas também controlar e se concentrar no seu próprio ritmo e aproveitar cada segundo da corrida.

Pri Leite recomenda ainda fazer essa série de posturas de Yoga antes ou depois da sua corrida. Essas posturas são ideais para que o corredor cultive a saúde do joelho e do corpo.

Veja:

POSTURA DA CRESCENTE (ANJANEYASANA):

Essa postura de Yoga auxilia no fortalecimento dos glúteos e dos quadríceps, dando aos quadris um bom alongamento. Além disso, essa asana também ajuda a abrir os ombros, pulmões e peitos, alongando-os. E por fim, ela também tem como benefício melhorar o equilíbrio corporal, aumentar a capacidade de concentração e até mesmo aliviar dores no nervo ciático.

Como fazer:

POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PRA BAIXO (ADHO MUKHA SVANASANA):


Esta postura do yoga trabalha a força e a mobilidade e ajuda a fortalecer braços e ombros. Além disso, melhora a digestão e reduz o cansaço.

Veja como fazer:

POSTURA DO POMBO EM PÉ (TADA KAPOTASANA):


Essa postura tem como benefícios alongar pernas, quadris e costas, trabalhando as articulações do joelho e do quadril e até mesmo proporcionar um alongamento suave para os músculos e ligamentos dos braços e ombros. Além disso, ela também ajuda a melhorar o equilíbrio e fortalecer as pernas, costas e músculos centrais.

Veja como fazer:
Priscilla também gravou um vídeo ensinando mais posturas para corredores. Assista abaixo.

Priscilla Leite

Priscilla vive em Los Angeles com o seu esposo Darren, fillho Oliver e cachorrinha Sky. Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, a empreendedora criou o canal Pri Leite Yoga, no You Tube, com aulas gratuitas, em português.

Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e semanalmente vídeos inéditos são postados. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Existe uma conexão real entre professora e as pessoas que praticam com ela.

Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br

 
Com assessoria
 
 Imprimir