Imprimir

Imprimir Notícia

03/09/2020 às 16:37 | Atualizada: 03/09/2020 às 17:00

Na web, Unemat aposta em rádio para difundir produção cultural e acadêmica de MT

Maria Clara Cabral

Criada com o objetivo de valorizar e difundir a cultura mato-grossense, em especial a música produzida pelos artistas do estado, a Ixpia Rádio Web Unemat é um projeto de extensão coordenado pelo compositor e professor Alcione Lescano de Souza Júnior, do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Por meio dela, a universidade vem construindo pontes com artistas do estado e na segunda edição do Ixpia o Festival, que começa nesta segunda-feira (7), é apoiadora da iniciativa que irá reunir representantes das mais diversas formas de expressões artísticas. “Ixpia”, vale lembrar, é uma expressão típica do linguajar cuiabano, fruto da confluência do idioma bororo e dos europeus portugueses.

Ampliando o leque de informações, a Ixpia Rádio Unemat agora se junta a mais dois projetos de extensão da mesma instituição: o ‘Unemat na Estrada’, coordenado pelo professor Rubens José Bedin, e o ‘NX Interativa’, coordenado pelo professor André Luiz Borges Milhomem, ambos do Câmpus de Nova Xavantina.

O primeiro tem por objetivo levar informações sobre os cursos e atividades que a Unemat oferta para estudantes do ensino médio do Vale do Araguaia; o segundo, produzir e distribuir informações sobre a UNEMAT para toda a sociedade.

Dessa forma, os três projetos juntos dão início ao Programa de Extensão Universitária “Nas ondas da UNEMAT”, buscando, assim, ampliar o alcance a produção de Mato Grosso não só no âmbito musical, mas da produção científica e cultura do estado, especialmente a estudantes de diferentes níveis e cursos.

Para isso, novos espaços na programação da rádio foram criadas para veicular notícias sobre a Universidade com os programas “Nas ondas da Unemat” e “Unemat notícias”.


A Ixpia Rádio Unemat pode ser ouvida no site ou em aplicativo em celular Android  (baixe aqui)
 
Com informações da assessoria Unemat
 
 Imprimir