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10/09/2020 às 09:18 | Atualizada: 11/09/2020 às 16:09

Lei Aldir Blanc: MT lança plataforma para solicitação de auxílio emergencial

Entretê

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), deu início ao cadastramento dos profissionais do setor cultural para acesso direto à renda emergencial, uma das ações previstas na Lei Aldir Blanc.

O lançamento oficial da plataforma de cadastro, previsto para esta quinta-feira (10), foi adiado para a próxima segunda (14), às 15h30, em evento que contará com a participação do governador Mauro Mendes. 

Para se cadastrar, o profissional da Cultura deve acessar a multiplataforma de soluções digitais Estado do Amanhã (www.estadodoamanhã.com.br). A plataforma, que é gerida pela Secel em cooperação com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), vai receber os dados que serão analisados, validados e aprovados para transferência de recursos diretamente aos trabalhadores. 

Com formulário que atende as exigências regulamentadas pelo Governo Federal, o sistema possui aparato técnico e científico do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais e do Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O formulário ficará aberto durante 45 dias corridos para preenchimento e envio dos dados, contados a partir da liberação de acesso na quinta (10). 

Outras informações e critérios sobre a análise, validação e homologação de informações para o recebimento do benefício de caráter emergencial são elencadas no regulamento geral do cadastro, que está disponível na plataforma www.estadodoamanhã.com.br e no site www.cultura.mt.gov.br/lei-aldir-blanc.

“Por meio deste cadastro, parte dos recursos da Lei Aldir Blanc irá diretamente aos profissionais, incluindo artistas, produtores e técnicos das mais diversas áreas. Trabalhamos para que esses recursos cheguem o mais rápido possível aos que necessitam neste período de calamidade pública”, destaca o titular da Secel, Alberto Machado.

De acordo com a lei regulamentada, o valor a ser destinado para as ações de responsabilidade do Estado é de quase R$ 26 milhões. Mais de R$ 15 milhões, que representa 60% do valor total, serão utilizados para o pagamento de renda mensal aos trabalhadores da cultura. O restante (40%) será distribuído em editais de fomento cultural. 

O auxílio emergencial consiste no pagamento de três parcelas de R$ 600, beneficiando cerca de 8.500 profissionais do setor cultural mato-grossense. Conforme a Lei Aldir Blanc, essa transferência de recursos diretamente aos trabalhadores ficou sob competência do Estado. 

Gerido pela Secel em cooperação com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), o sistema para o cadastro estadual possui aparato técnico e científico do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais e do Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Para auxiliar no processo de cadastramento, a Secel preparou um vídeo tutorial e cartilhas de orientação apresentando as linhas gerais sobre o acesso à renda emergencial, critérios, operacionalização e demais instruções para preenchimento dos dados. Os materiais estarão disponíveis em formato digital.

Durante o lançamento da plataforma será ainda apresentado o plano de ação para execução da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, cadastrado na Plataforma + Brasil na última quinta-feira (03.09). No documento, a secretaria estadual informa o cronograma das principais ações, que incluem editais e prêmios com propostas abrangendo todos os segmentos culturais.

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Serviço

Lançamento da plataforma para solicitação de auxílio emergencial da cultura
Data: segunda-feira (14.09)
Horário: 15h30
Local: auditório Garcia Neto - Palácio Paiaguás, em Cuiabá

Com assessoria Secel-MT
 
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