Imprimir

Imprimir Notícia

10/09/2020 às 13:50 | Atualizada: 10/09/2020 às 15:24

Mostra audiovisual realiza laboratório criativo para realizadores LGBTQIA+

Entretê

Com o objetivo de desenvolver o processo criativo na construção de um curta-metragem independente, a MAUAL 2020 – 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina promove o 'Marte Lab', laboratório criativo para realizadores LGBTQIA+. A atividade conta com a parceria do realizador audiovisual Henrique Arruda, premiado na edição 2018 com o curta 'Verde Limão'.

As inscrições para o laboratório estão abertas no site até o dia 15 de setembro. Serão selecionados 10 projetos de realizadores LGBTQIA+ residentes em Mato Grosso e com idade a partir de 18 anos que participarão, entre 21 e 25 de setembro, de tutorias individuais e coletivas, guiadas por Henrique Arruda e realizadas na modalidade online.

Conforme a organização da MAUAL, o objetivo dos encontros é aperfeiçoar os projetos selecionados, para que cada obra possa seguir um percurso de realização via financiamento público, privado e/ou realização independente.

Além das atividades de formação, a 19ª MAUAL exibe curtas-metragens de ficção, documentários e experimentais de realizadores independentes e universitários mato-grossenses, brasileiros e latino-americanos entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. A lista de selecionados será divulgada em breve.

Henrique Arruda

Natural de Recife (PE), Henrique Arruda atua no cinema nas áreas de direção, roteiro, arte, produção e montagem. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, foi um dos vencedores da terceira edição do NETLabTV (Instituto Claro Embratel).

O realizador acumula em sua trajetória elaboração de iniciativas de formação; participação em Júri e Curadoria de Mostras e Festivais; além de três curtas-metragens realizados, que juntos alcançaram 23 prêmios e seleção para mais de 80 janelas pelo Brasil e pelo mundo.

Em maio de 2020 Henrique participou da série Cine Comentário Sonoro e compartilhou memórias sobre o processo de realização de “Verde Limão”. O episódio e o curta sem comentários estão disponíveis no link.

'Verde limão' participou do 29º Curta Kinoforum/SP; do 22º Festival de Cinema de Tiradentes/MG; do 19º Goiânia Mostra Curtas/GO; do 5º Festival Internacional Cine Por Los Derechos Humanos Bogotá/Colômbia; da Mostra Corpos Visíveis (Cine Diversidade)/RJ; além de ter sido eleito melhor curta de temática LGBT pelo júri oficial da MAUAL 2018/MT.
 
 Imprimir