Imprimir

Imprimir Notícia

18/09/2020 às 09:21 | Atualizada: 18/09/2020 às 09:51

Cine-debate online promove discussão sobre a pandemia na vida das pessoas negras

Maria Clara Cabral

Na próxima terça-feira (22), o 'Ciclo de Cinema em Cena: Relações Raciais e Desigualdades Sociais', mediado por pesquisadores e estudantes da UFMT, promove uma discussão sobre o impacto da pandemia na população negra no Brasil. A atividade terá como ponto de partida o media-metragem ‘Pandemia do Sistema (2020)’, dirigido por Naná Prudencio Zalika.
 
O ‘Cine-debate: A saúde da população negra no Brasil’ será online, pela plataforma Google Meet, das 18h às 20h. Para participar, basta se inscrever no link do formulário.
 
O documentário ‘Pandemia do Sistema (2020)’, com 31 minutos de duração, fala sobre o novo coronavírus (covid-19) na vida de pessoas negras, que já lidavam com as consequências do racismo estrutural e, nesse “novo” contexto, estão ainda mais vulneráveis socialmente. Confira trailer abaixo
 
“Vamos discutir debater elementos relacionados às temáticas que aparecem nas obras audiovisuais, curtas-metragens e/ou documentários, referentes à população negra no Brasil. E, a partir disso, dialogar e refletir sobre os desafios impostos pela pandemia em termos locais, regionais e nacionais".
 
A idéia é envolver, principalmente, a participação de estudantes de pós-graduação e de graduação da UFMT, segmentos da educação básica, representantes de comunidades quilombolas, indígenas e movimentos negros.
 
A atividade é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), por meio do programa de extensão ‘Ação Afirmativa no Ensino Superior: Articulações de Vivências e Saberes na UFMT’, e pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT, por meio do projeto ‘Processos Educativos em Tempos de Pandemia: Diálogos Interativos sobre Relações Raciais’.
 
MEDIADORES
 
José B. Franco Junior
Mestre em Antropologia Social – UFMT e graduado em Direito pela UNEMAT. Mobilizador/embaixador Politize em Cuiabá, desenvolvendo atividades de educação política na capital. Docente universitário. Pesquisador sobre antropologia afro-brasileira, comunidades quilombolas em MT. Pesquisador vinculado ao NEGRA – UNEMAT. Atualmente, vice-presidente do Fórum Mato-grossense de grupos correlatos e núcleos de estudos afro-brasileiros, indígenas e de fronteiras.
 
Profª Elaine Barros
Professora formada em Letras/Espanhol desde 2012 e graduanda do curso de Licenciatura em História UFMT. Coordena o grupo de estudos GEPD/Mais História – Grupo Estudantil de Prática Docente do curso de História da UFMT, no qual ministramos aulas para o projeto de cursinho comunitário PRÓ ENEM UFMT, que tem por objetivo levar informações para alunos de escola pública/ baixa renda preparando-os para a prova do Enem.
 
Elli Maria
É artesã; graduanda de Filosofia pela UFMT, pesquisa injustiças epistêmicas na área de epistemologia social aplicada; integrante do Coletivo Negro Universitário na UFMT; auxiliar de serviços gerais na rede municipal de educação e integrante do Coletivo Alternativa de Luta.
 
Lupita Amorim
Multiartista, enquanto atriz, modelo, dançarina e poetisa. Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Representante de Estudantes Negras e Negros no Conselho de Política de Ações Afirmativas da Pró-reitora de Assistência Estudantil (PRAE) da UFMT; Coordenadora do Coletivo Negro Universitário da UFMT.
 
CONTATO E MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: coletivonegrodaufmt2015@gmail.com .
Facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT
Instagram: @cnuufmt
 
 Imprimir