Imprimir

Imprimir Notícia

29/10/2020 às 15:12 | Atualizada: 29/10/2020 às 16:49

Do Pantanal, dupla de rap lança videoclipe como 'súplica mato-grossense'

Maria Clara Cabral

Já pensou se os animais queimados que aparecem em imagens que circulam as redes sociais fossem você, agonizando em meio às cinzas e ao fogo? Foi assim que uma dupla de MC e DJ de Cáceres, cidade do Pantanal mato-grossense, se viu diante da maior tragédia ambiental do bioma.
 
“É uma sucessão de acontecimentos que deixa todos nós em pânico. A pandemia deixou a população mais frágil, na sequência um período de aumento da temperatura, calor extremo de 42 graus, umidade do ar chegando a 10%, e, por último, queimadas que consumiram uma parte absurdamente grande do nosso bem mais precioso”, relembra Welington Fernandes.
 
Em sua nova música, o jovem encontrou uma forma de contrapor a sensação de impotência e chamar atenção: “MT pede socorro veio como um desabafo”.

Na letra,
a baixa do Paraguai (rio que banha o munícipio), o fogo que atingiu a lagoa Dolina Água Milagrosa e o agravamento de problemas respiratórios da população são citados como alguns sintomas da tragédia ambiental. "Estão ferindo o coração de Mato Grosso", diz a canção.

Da nova geração de artistas mato-grossenses que se encontram no rap, Wellington, que também integra a banda O Mormaço Severino, começou carreira solo na música como MC Fernandes em 2018. Dois anos depois, o single materializou a parceria com o DJ Vine, dando início ao projeto Fascínio Lírico. “Escolhemos dar destaque a um tema atual e vivenciado por nós mato-grossenses”.
 

O videoclipe que já está disponível no Youtube combina letra, imagens de devastação do Pantanal e performances dos artistas. “Na ideia que quisemos passar, o homem representa os animais agonizando com as queimadas, mostrando que a perda do bioma coloca em risco as nossas próprias vidas”, explica.
 
O lançamento também foi, para MC Fernandes, como cumprir uma “obrigação”, já que em anos anteriores ele vivenciou o fogo ainda mais de perto, atuando como brigadista em áreas de combate a incêndios em reservas do Pantanal mato-grossense.
 
Para gravar o clipe, captado com uma câmera de celular pelo videomaker Silmar Nunes, a dupla foi para áreas queimadas. “A qualidade do ar era das piores possíveis e o calor extremo”.

Antes mesmo de 'MT pede socorro', as questões sociais sempre estiveram em pauta no trabalho de MC Fernandes. Ele cita músicas como 'Tempo de Escravidão' e 'Vacas magras' que falam sobre racismo e trazem críticas às desigualdades sociais.

O trabalho de MC Fernandes e do Fascínio Lírico podem ser acompanhado no Youtube.

Confira o resultado de videoclipe do single 'MT pede socorro':
 
 Imprimir