Imprimir

Imprimir Notícia

26/11/2020 às 12:30 | Atualizada: 26/11/2020 às 15:26

Feira cultural celebra Consciência Negra com protagonismo feminino e atrações artísticas

Entretê

Um evento para marcar o Mês da Consciência Negra, com foco no protagonismo feminino. ‘Quariterê – Filhas da Resistência’ será realizado nesta sexta-feira (27), na Praça Alencastro, das 8h às 17h, aberto ao público.
 
A ação prevê apresentações culturais (dança, música, capoeira, etc), feira de artesanato e de culinária – inspirada na cultura africana, pronunciamentos sobre a realidade das pessoas negras no Brasil, exposição de casos de sucesso de empreendedoras e muito mais. Haverá shows de Bia Borel, Edinho Cuiabano, Bruna Campos, Jamaica, entre outros.
 
Quem visitar a feira durante todo o dia poderá comprar bonecas pretas de pano, acessórios, roupas, quitutes deliciosos e muito mais. A programação também prevê um desfile de moda afro às 16h e uma roda de capoeira, às 17h.

Quariterê, que nomeia o evento artístico-político, foi o maior quilombo de Mato Grosso chefiado pela negra Tereza de Benguela, considerada rainha pelos quilombolas.
 
O evento é uma realização da A Câmara Setorial Temática da Mulher – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (CST Mulher – ALMT), Assembleia Social, Comissão de Defesa da Igualdade Racial (CDIR-OAB/MT) e do grupo Feira Popular – Artesanato na Praça.
 
Foram convidados para o ato, ainda, diversas instituições do movimento negro em Cuiabá, como o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), a Casa das Pretas e outras.
 
“Embora nós vamos abordar a questão racial brasileira, muito importante, vamos colocar foco na mulher negra, que é a que vive mais violência, tem os menores salários, é a mais excluída”, explica a temática a presidente da CST Mulher, professora Jacy Proença.

“Vamos falar do empoderamento da mulher negra, da participação de sucesso dessas mulheres nos diversos setores da política, da economia...”, complementa.
 
A Assembleia Social é responsável por viabilizar a estrutura do evento, oferecendo locação de tendas, de banheiros químicos e a sonorização. “Valorizar a mulher negra é de fundamental importância, afinal, ela sofre injustiças históricas. Sofre machismo e racismo! E temos que oportunizar um cenário mais justo para ela e para todos”, avaliou a diretora da AL Social, Daniella Paula Oliveira.
  
São parceiros do evento as secretarias municipais de Cuiabá da Mulher, de Cultura e do Trabalho, os conselhos municipais da Mulher e da Igualdade Racial e o Espaço Afro.
 
 
 Imprimir