Imprimir

Imprimir Notícia

01/12/2020 às 15:17 | Atualizada: 01/12/2020 às 16:08

Em novo videoclipe, Pacha Ana encerra ciclo de Omo Oyá com lovesong

Maria Clara Cabral

Das revelações da nova geração de multi-artistas mato-grossenses, a rapper e poeta Pacha Ana chega com novidades ao fim de um ano marcado por desafios no cenário cultural. Na última semana ela lançou 'Lágrimas', último videoclipe de seu disco de estreia Omo Oyá.

Com o lançamento, Pacha Ana não só encerra um ciclo, como dá início a novos. É que com 'Lagrimas' – das únicas lovesongs que compõem o repertório de Omo Oyá, marcado pela mistura de ritmos, como rap e maracatu, críticas sociais e religiosidade afro-brasileira – o videoclipe prenuncia uma nova fase.

Fase esta que será materializada no novo álbum 'Suor & Melanina', que deve ser viabilizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc, caso o resultado preliminar do edital MT Nascentes seja homologado.

Seguindo a linha de 'Lágrimas', o single 'Envolvidão', que também será lançado em clipe ainda este ano, vem para chamar o novo trabalho ao mundo. “Duas equipes diferentes, duas músicas diferentes, dois clipes diferentes e uma vontade forte de trazer esses trabalhos ao mundo”, anunciou.

Mas se engana quem se surpreende com o novo estilo da rapper ou espera um conjunto de músicas tão somente românticas. “Está sendo uma nova forma de politizar a música, que é falar sobre o afeto, algo que a gente reluta tanto em falar”, explica Pacha Ana.


Foto: Maria Reis

Assim como Pacha já vem trazendo de forma em singles e no álbum Omo Oyá, suas identidades e raízes continuarão a aflorar. É que o afeto tratado em ‘Suor & Melanina’ deve ser afrocentrado e trará à tona a “política” das relações, inclusive as frustrações. “Não se trata só de afeto romântico, desse amor platônico, não é esse o rolê. Afeto envolve outras coisas também”, afirma.

E foi 'Lagrimas' que mostrou a Pacha Ana a necessidade de se expressar com lovesongs, já no fim do processo de produção de Omo Oyá. “Foi uma música que eu achei difícil de colocar no disco. Mas entendi que era necessário colocar lágrimas para fora. E foi nesse momento que percebi que eu falaria de afeto dali em diante”.

Pacha Ana é MC e poeta, nascida em Rondonópolis em 1995. Subiu no palco pela primeira vez em 2015 e não parou. Ana também foi semi-finalista do SlamBR 2017 e é colecionadora de folhinhas de Batalhas entre Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.

'Lagrimas' tem produção musical de EazyCda e está disponível do canal da zerotreze no Youtube e em todas as plataformas digitais. Confira o resultado abaixo.
 
 Imprimir