Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/2020 às 15:39 | Atualizada: 02/12/2020 às 16:18

Produzido por estudantes de MT, podcast premiado ganha nova temporada

Entretê

O Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast) da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou a segunda temporada do “Vida em Quarentena”.

Em outubro, o Comunicast foi premiado como o melhor Projeto de Extensão em Comunicação do Centro-Oeste pelo Expocom e o podcast “Vida em Quarentena”, como o melhor do país sobre a pandemia pela Rede Rubra de Rádio Universitário.

Em sua primeira temporada, o programa abordou histórias como isolamento de estudantes em intercâmbio no exterior, a fé, as crianças e a quarentena, os moradores em situação de rua, o voluntariado e os problemas vivenciados em diferentes regiões do país.

Além disso, através de parceria com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, o projeto alcançou um grande número de ouvintes, com o envio e distribuição dos áudios de cada episódios para diversas emissoras comunitárias do estado e do país.

Na segunda temporada, o podcast contará com a produção de 7 episódios que pretendem tratar os impactos da quarentena e do novo coronavírus no cotidiano das pessoas. Dessa forma, serão discutidas temáticas como a relação da pandemia e o trabalho dos entregadores, a situação das queimadas no Pantanal, povos tradicionais, a pandemia na África e o luto.

Para Luãn José Vaz Chagas, professor de Jornalismo da FCA e coordenador do Comunicast, a segunda temporada do “Vida em Quarentena” deve concluir, até o ano que vem, um ciclo que reúne temas importantes.

“Nós queremos trabalhar com questões que de alguma forma são muito dificeis de serem debatidas, mas que precisam ser debatidas pela ótica de pessoas que desenvolvem pesquisas, que estão no dia-a-dia, de pessoas comuns que tiveram seus cotidianos afetados pela pandemia do novo coronavirus”, comenta.

Ainda de acordo com o docente, a realização das atividades do projeto ressalta o protagonismo desempenhado pela UFMT no enfrentamento a uma das maiores crises de saúde publica do país.

“Mesmo nesse contexto de pandemia, eu acho que nós conseguimos traduzir o quão importante é o ensino superior, a universidade e as ações da ciência e da exensão, para poder marcar um momento tão dificil e complicado como é o momento que nós estamos vivendo”, afirma Chagas.

Os episódios do "Vida em Quarentena ", assim como todos os produtos desenvolvidos pelo projeto, estão disponíveis nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Anchor, MixCloud, Breaker, RadioPublic, Google Podcast, YouTube e iTunes, para encontrar basta buscar por "Comunicast".

Atualmente o projeto também realiza a divulgação de novos episódios e a produção de textos sobre a dinâmica das atividades desenvolvidas que podem ser acessados a partir da conta do Comunicast no Medium.

Mais informações podem ser obtidas através da conta do projeto no Instagram.
 
 Imprimir