Imprimir

Imprimir Notícia

08/01/2020 às 13:18

Nove artistas cuiabanos são selecionados para a Bienal Naïfs do Brasil

Mirella Duarte


A arte de nove cuiabanos foi selecionada para a Bienal Naïfs do Brasil, que é um dos eventos mais importantes do país. Este ano ocorre em agosto, na cidade Piracicaba, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Ana Avelar e Renata Felinto e, no total, serão 212 obras de 125 artistas, representando 21 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

A seleção dos artistas ocorre tanto por edital aberto quanto por convite, a partir da formação de uma comissão de curadores, artistas e pesquisadores e o objetivo principal da mostra é incentivar a produção artística popular e oferecer espaços para sua apreciação, além de estimular o pensamento crítico a seu respeito.

Inscrições aconteceram de setembro a novembto do ano passado, somando 980 obras inscritas, de 530 artistas de todo país. A bienal nasceu de mostras anuais realizadas pelo Sesc Piracicaba de 1986 a 1991, e teve a sua primeira edição em 1992, na mesma cidade.

Confira os artistas cuiabanos e suas obras

Adão Domiciano – Colheita do Café; Doce Infância
Albina Santos – Rasqueado Cuiabano; A Tourada no Pantanal
Toninho Guimarães – Ponte quebra sobre o rio duas onça espera acima Um Senhor na dúvida para prosseguir a caminho; A viola de cocho: instrumento típico de Cuiabá
Benedito Silva – Festa cuiabana; Pé de Viola de Cocho
Rimaro – Povos unidos e acolhedor; Derrubando muros
Olímpio Bezerra – Casamento Forçado; Tarde de domingo
Ruth Albernaz – Caminhada Noturna; Paisagem aquática do Pantanal
Valdivino Miranda – A procissão; A aldeia
Wander Carlos – Siriri em Piracicaba; Rio Cuiabá
 
 Imprimir