Imprimir

Imprimir Notícia

16/12/2020 às 15:53 | Atualizada: 16/12/2020 às 16:35

Água, biodiversidade e cultura: livro mapeia vale do Guaporé em Mato Grosso

Maria Clara Cabral

Elaborado para suprir lacunas de conhecimento sobre uma área de extrema relevância, 'ABC do Guaporé', novo livro lançado pela Entrelinhas, traz uma série de pesquisas sobre o Alto Vale do Guaporé, rio que banha o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde as pesquisas foram concentradas.

Vila Bela também é berço da história de Mato Grosso, 
primeira capital da então capitania do Estado de Mato Grosso, área de refugiados quilombolas, onde seus descendentes ainda vivem e se utilizam dos recursos naturais ali presentes. A região também está inserida no "arco do desmatamento", zona de intensa atividade de supressão da biodiversidade nativa.

'ABC do Guaporé: Água, Biodiversidade e Biotecnologia e Cultura' é fruto do trabalho de uma equipe de 62 pesquisadores, alunos e colaboradores da Unemat e UFMT, pensado pelo projeto Conhecimento e Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia Meridional, Rede Bionorte.

A obra é coordenadora pela professora Dra. Carolina Joana da Silva, acompanhada na organização do trabalho por Keid Nolan Silva Sousa, Marcos Silveira, Maria Aparecida Pereira Pierangeli e Nilo Leal Sander. Também traz registros fotográficos de Mário Friedlander.

O livro será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. O recurso arrecadado será destinado à Escola Estadual Vetena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde a equipe trabalhou por cinco anos pelo projeto da Rede Bionorte.

Água, Biodiversidade e Biotecnologia e Cultura

O livro está dividido em três principais linhas, a área de água, a de biodiversidade e biotecnologia e a de cultura e nas três linhas os mais de 60 integrantes revelaram detalhes importantes e novos para a ciência na região, que poderão servir de subsídios para formulações de atividades de proteção ambiental e formulações de políticas públicas.

A obra também mostra como o trabalho em rede bem coordenado e integrado é benéfico para todas as partes. E, para finalizar, há um consenso que os resultados presentes nesta obra, significam passos para alianças em direção ao equilíbrio entre sociedade e natureza, refletindo um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.


Serviço 

Onde: No Sesc Arsenal
Quando: dia 16 de dezembro, a partir das 19 horas
Editora: Entrelinhas (65) 3624 5294
Valor do investimento: R$ 100, cada um dos livros
 
 Imprimir